Facom comemora 40 anos de existência

Eventos reúne grandes nomes do jornalismo e publicidade no campus da UFPA

A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia a comemoração dos seus 40 anos com uma programação “acadêmico-afetiva” de hoje ao dia 24 de fevereiro. O Seminário Facom 40 anos: a comunicação em movimento, tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a história e a atualidade da Faculdade e também do campo da comunicação, levando em conta o contexto amazônico.
Os dois primeiros dias do evento são dedicados a debates específicos sobre jornalismo e sobre publicidade e propaganda, as duas habilitações abrigadas pela Facom. Dia 22, o Tempos de Reportagem trata das transformações no jornalismo a partir de um elemento de permanência: a reportagem. Dia 23, o Tempos de Criatividade pensa a publicidade e os desafios da profissão, tendo a criatividade como elemento marcante. Os dois eventos ocorrem no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED).
O dia 24 começa com uma conversa sobre a trajetória do Centro Acadêmico de Comunicação (CACO) e termina com uma programação festiva, incluindo conferência do professor João de Jesus Paes Loureiro, que por muitos anos lecionou na Facom, pré-lançamento de documentário sobre a fotojornalista Paula Sampaio, homenagens a professores, técnicos e alunos que passaram pela Faculdade e apresentações culturais. Tudo no Centro de Eventos Benedito Nunes.
“O aniversário da Facom é uma cesta de oportunidades para a gente refletir sobre uma série de coisas. A primeira delas é o papel que a Faculdade desempenhou ao longo desse tempo. A segunda oportunidade é encarar o cenário de crise que o campo da comunicação vive. A terceira é a chance do reencontro”, considera a professora Rosane Steinbrenner, diretora da Faculdade de Comunicação.
Para o Tempos de Reportagem, a Facom recebe um elenco de jornalistas de peso. Participam das mesas os jornalistas Natalia Viana, da Agência Pública; Laura Capriglione, do coletivo Jornalistas Livres; Gustavo Faleiros, do site InfoAmazônia, e Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio, além de dois premiados jornalistas paraenses: Lúcio Flávio Pinto e Ismael Machado.
O Tempos de Criatividade conta com um seleto grupo de antigos alunos da Facom, formado por publicitários de excelência que atuam em setores diversos do mercado. Estão no time Alexandre Helmuth, Elizio Eluan Jr., Zek Nascimento, Saulo Figueiras, Jackson Santos, Márcia Miranda, Christiane Portillo, Dani Rachid e Diego Dalmaso Martins. Uma palestra com o professor Rogério Covaleski, da Universidade Federal de Pernambuco, fecha o dia.
“A ideia é fazer deste ano de 2016 uma porta de abertura de grandes discussões – e de pequenas também – sobre o que possa transformar tanto o processo formador de novos profissionais quanto a inserção de uma faculdade de comunicação de ensino público na sociedade”, explica a diretora da Faculdade.
Ao longo do ano, uma série de ações e encontros dará continuidade à comemoração dos 40 anos da Facom. Um evento acadêmico-científico, em parceria com o Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA, deve marcar o encerramento da programação de aniversário.
O curso de Comunicação Social da UFPA foi o primeiro da área no Pará. Após 40 anos do início do curso, a UFPA ainda é a única universidade pública da Amazônia a oferecer um curso de comunicação com habilitação em publicidade e a única universidade pública do estado a ter um curso de comunicação com habilitação em jornalismo.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Site O Liberal/Magazine