Traço paraense no cinema

Joe Bennett foi escolhido para desenhar a história do confronto entre Batman e Superman para a DC Comics


O filme “Batman vs Superman - A origem da Justiça”, que chega aos cinemas no dia 24 de março, conta com a participação de um paraense. O desenhista Joe Bennett foi contratado pela gigante dos quadrinhos DC Comics para desenhar o prelúdio do confronto entre os dois super herois, informou o G1 Pará. Bennett trabalhou com os argumentos do roteirista Christos Cage para desenvolver cinco histórias de 10 páginas que foram lançadas nos EUA.
Cada revista introduz os leitores à trama do filme de Zack Snyder, mostrando um pouco dos personagens principais – que inclui o homem-morcego, o homem de aço, a repórter Lois Lane, o vilão Lex Luthor e a senadora Finch. As revistas fazem parte de uma ação promocional de uma marca de refrigerantes que imprimiu códigos nas latinhas que, ao serem escaneados, davam acesso a cópias digitais dos quadrinhos.
As histórias começaram a ser disponibilizadas neste mês. Cinco edições já foram lançadas, e um especial de 24 páginas deve encerrar a série. Em entrevista para o repórter Ingo Muller, do G1, o desenhista informou, porém, que dificilmente este material deve chegar ao Brasil.
Para poder fazer as HQs, o desenhista recebeu fotos e informações exclusivas sobre o filme. “Na verdade, o filme acabou sendo um filme do Batman. A Warner está apostando as fichas todas no Batman, porque o mundo de hoje não é muito mais adepto da filosofia do Superman – o que é uma pena, porque é um grande herói também”, afirma Bennet.
Esta não é a primeira vez que o paraense traz de volta aos quadrinhos versões dos personagens que saíram das revistas para a televisão: um dos seus trabalhos recentes foi a adaptação da série “Arrow”, que é baseada nos quadrinhos do Arqueiro Verde.
Apesar da carreira consolidada entre as maiores editoras dos EUA, Bennett ainda não havia tido a oportunidade de desenhar o Batman. Por isso, o prelúdio ao filme foi a realização de um sonho antigo. “Eu gostei muito, principalmente porque o design de produção do filme foi em cima do [HQ] ‘Cavaleiro das Trevas’ do Frank Miller. Então eu me senti bem, me senti em casa – é bem melhor do que se fosse o Batman do Joel Schumacher [cineasta responsável por ‘Batman & Robin’, um filme universalmente criticado pelos fãs]”.
O desenhista afirma que recebeu fotos da produção cinematográfica para poder compor as revistas, e que não pode revelar detalhes da trama do novo filme devido ao contrato de confidencialidade. Mas garante: a aparição do vigilante de Gotham irá surpreender o público. “Depois deste Batman todos os outros serão esquecidos”, disse.
Joe Bennett se diz satisfeito com a construção do universo cinematográfico da DC. “Acho formidável ver esses heróis na tela grande. É bacana ver a DC começando a reagir. Quem sabe dando certo a gente começa a ver uma nova proposta de filme de super-herói, diz.

Edição: roberto Lisboa
Fonte: Site O Liberal/Magazine