Crônica da Atualidade - Por Paulo Vasconcellos

Desafios para quem vai ser Tecnólogo em Agronegócio

Comecei o dia, recebendo notícias importantes e uma delas me chamou a atenção, que foi a divulgação por parte do SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, divulgando a lista dos candidatos aprovados para o curso de Agronegócio, que vai agregar pessoas com afinidades no setor, fator que ganhou a observância de muitos candidatos.

O polo do SENAR em Capanema contou com participações de quase 300 concorrentes, sendo que esse fator significa o interesse por um setor que cresce bastante, por consequência do atendimento às demandas.

De posse da relação dos aprovados, tratei de publica-la no site do Jornal de Capanema e como sou curioso por excelência, indaguei junto a Roberto Lisboa (Foto), Jovem estudante que me auxilia na redação do jornal, sobre a importância desse curso e ele estava eufórico, comemorando sua aprovação no processo seletivo do SENAR, conquistando a 17° colocação num universo de 100 pretendentes. Ele pensava que eu não sabia de sua aprovação e exibiu a tela do computador mostrando seu nome entre os aprovados. Continuando minha astúcia de curiosidade, perguntei a Roberto o que significa esse curso para a continuidade de seus estudos e ele, categoricamente respondeu:

É um curso de grande importância que está crescendo bastante nesse segmento, consigo enxergar um futuro muito promissor nessa área, além de complementar meus conhecimentos”, sintetizou.

Confesso para o Roberto que a tecnologia é um dos grandes trunfos para o mundo moderno que vivemos e ela se faz presente até nos passos que damos é só avaliarmos que chegaremos a essa conclusão. Então, faço saber a Roberto e aos outros jovens que tem pretensões de seguir carreira tecnológica com ramificação acadêmica, que ousar nos pensamentos é façanha até certo ponto suscetível, entretanto, se não houver perseverança misturada a força de vontade, o distanciamento corre léguas e mais léguas.

O SENAR está oportunizando condições aos tecnólogos para que eles se habilitem ao mercado de trabalho e como estou exemplificando o Roberto Lisboa como parâmetro em minha retórica, estendo meu incentivo não somente a ele, mas também a todos os outros que estão festejando suas aprovações no certame que a partir de agora dá direito a sentarem nas carteiras escolares ou mesmo ficarem diante do computador para nivelarem seus conhecimentos que logo mais vão entrar na mira  dos interessados em contratar profissionais liberais que atendam às exigências do mercado.

Isto feito, rogo a Deus que ilumine os passos do Roberto e de seus pares que junto com ele receberam a aprovação do SENAR, confortando aqueles que não conseguiram aprovação, para que continuem com seus propósitos de enfrentarem outros desafios. Que os próximos dias que vão durar o curso de Técnico em Agronegócio, sejam de muito aprendizado e que Deus Seja Louvado. (PV)

Edição e Texto: Paulo Vasconcellos
Foto: Divulgação/Facebook