Aniversário com formação para o artista

Teatro Margarida Schivasappa oferece capacitação para festejar os 29 anos

OTeatro Margarida Schivasappa completa 29 anos no próximo dia 26 de fevereiro, e pelo segundo ano consecutivo, comemora seu aniversário com uma programação dedicada ao aperfeiçoamento dos profissionais locais. Serão três atividades com convidados de grande nome da cena nacional, como o cenógrafo e figurinista José Carlos Serroni, e o especialista em sonorização João Damaceno. Todas as oficinas iniciam hoje e são gratuitas.
“Os aniversários do teatro sempre eram comemorados com shows, algo que se realizava naquele dia e passava. Há dois anos nós decidimos comemorar oferecendo formação. A proposta é oferecer uma reciclagem para os nossos profissionais – do Teatro Waldemar Henrique, Margarida Schivasappa, Curro Velho, Casa das Artes – e da comunidade em geral, que atua em diversos espaços e diferentes tipos de eventos culturais”, explica Fernando “Dako”, gerente de sonoplastia do Schivasappa.
O iluminador Kleber Martins, coordenador técnico da LedShow e especialista nas mesas de luz modelo “Grand MA2”, ministra o curso de “Iluminação”. O equipamento de sua especialidade é o mesmo utilizado no Schivasappa e considerado o “top de linha” em iluminação no mundo. “A Grand MA é a mesa usada em grandes shows como o Rock in Rio, e no Festival de Ópera do Theatro da Paz. É uma alegria pra gente realizar eventos com um profissional com o conhecimento dele, e o fato de ele ser daqui, paraense”, destaca “Dako”.
Em parceria com a Segunda Técnica Belém – iniciativa local para a troca de conhecimento entre profissionais de áudio – a coordenadoria do Schivasappa ainda oferece uma oficina de “Sonorização: Truques e Manhas do Som ao Vivo e do Estúdio” com João Damasceno. O currículo nada modesto do profissional inclui um começo de carreira (em 1982) no Circo Voador, no Rio de Janeiro, seguido de trabalhos com grandes nomes da música brasileira, como Oswaldo Montenegro, Cartola, Gal Costa e Chico César.
Outras de suas especialidades são a gravação, edição e mixagem, tendo passado por gravadoras como a Universal e a EMI. “Ele já gravou, mixou, editou e masterizou trabalhos de artistas paraenses como Dayse Addario, Marco André, Simone Almeida, Any Lima e a Trilogia, ou seja, é um cara que tem um laço com artistas paraenses também”, comenta “Dako”, com quem João Damasceno já teve a oportunidade de trabalhar em grandes shows pelo Pará. 
Por último, José Carlos Serroni – arquiteto, artista plástico, cenógrafo e figurinista de teatro, televisão e shows – vem a Belém para o workshop “Cenografia e Arquitetura Cênica”, de hoje ao dia 24, sempre das 15h às 18h30. Profissional conhecido por trabalhar com grandes nomes do teatro, especialmente os espetáculos da atriz Fernanda Montenegro, Serroni é autor e objeto de estudo de livros considerados como “material de referência” para profissionais da cenografia e do figurino.
Entre eles, “Teatros: Uma Memória do Espaço Cênico no Brasil” e “A História da Cenografia Brasileira – Apontamentos de um Cenógrafo”, ambos de sua autoria, e lançados pela Editora Senac. Sua obra mais recente é “Figurinos: Memória dos 50 Anos do Teatro do Sesi-SP”, lançado em 2015. “Durante este encontro com os profissionais daqui, pedimos a ele que apresente um panorama de seus trabalhos e que, especialmente, dedique tempo para falar sobre os materiais que costuma utilizar e o resultado dessa escolha na cena”, adianta Daniele de Queiroz, assistente cultural do Schivasappa, sobre o workshop com Serroni.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Site O Liberal/Magazine