'Ralo do rio' ou 'boca do inferno'? Nenhum! Entenda esse buraco em rio de Portugal


Desde que os drones se popularizam ao redor do planeta, muitos lugares antes ‘inacessíveis’ ficaram mais fáceis de serem explorados. E em Portugal isso rendeu uma história e tanto.
Utilizando drones, cinegrafistas sobrevoaram o rio Ribeira das Naves e descobriram um local que impressiona quem o vê. Trata-se de um buraco gigante que mais parece um “ralo do rio”.
Logo que as imagens se popularizaram, as mais diversas teorias sobre a origem do buraco foram feitas. Mas nenhuma delas levou em conta algumas aulas de História. Afinal, quem conhece a história do local sabe do que se trata.
E está longe de ser, como muitos disseram, “o buraco que leva ao centro da Terra”. Nada disso. Trata-se apenas do reflexo de uma construção antiga de barragem que não é mais utilizada.
Segundo os especialistas que conhecem a área, foi construído lá, em 1955, um túnel que tem mais de 1500 metros que faz parte da construção. Seu alagamento, então, criaria a impressão de que a um ralo no local. Mas não passa da mais pura engenharia humana, mesmo.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Site do Yahoo