Os desafios do jornalismo em pauta

LANÇAMENTO - Jornalista e professor de comunicação mergulha no cotidiano da profissão

O Jornalista e professor Antônio Carlos Pimentel lança hoje o seu primeiro livro: “Papo de Jornalismo: Os quês e o porquê”, que aborda os desafios e o cotidiano de um jornalista e a experiência de ser um mestre da comunicação. A sessão de autógrafos será realizada às 18 horas, no auditório David Mufarrej, no campus da Unama Alcindo Cacela. 
Antônio Carlos explica que o livro fala de práticas jornalísticas atuais e dos debates sobre o futuro do jornalismo. “Faço reflexões sobre as novas mídias, o papel das redes sociais e discuto o tratamento da notícia nesses tempos em que a informação circula de maneira tão intensa em vários ambientes”, diz. O jornalista também apresenta ao longo da narrativa as ideias de alguns teóricos importantes que falam sobre os processos da comunicação com o advento das novas tecnologias digitais. “A obra discute esse momento da comunicação, em que as redes sociais aparecem com tanta força e provocam a reinvenção da prática jornalística. Mas, eu acho que nós temos que ter a consciência que o jornalista assume papel diferente frente a essas tecnologias novas”, opina.
O professor traz para o debate um tema muito discutido na atualidade: “Todo mundo pode ser jornalista”. Para Antônio Carlos, a mídia digital acaba possibilitando essa ideia. “Aparentemente, qualquer indivíduo hoje pode comunicar informação, pode produzir ‘notícia’, mas, nós sabemos que a produção de notícias exige certa qualificação por parte do profissional e determinados pré-requisitos e princípios. A mídia digital acaba criando um espaço novo, uma plataforma nova, que faz com que ‘todo mundo se ache jornalista’ e a discussão do livro abrange isso”.

Edição: Roberto lisboa
Fonte: O Liberal