Projeto Forma Novos Leitores

Educação “A menina que veio do Rio” ajuda a difundir o gosto pelos livros entre crianças.

Patrícia Nogueira visita escolas e participa de eventos direcionados para a difusão do livro entre os mais jovens
A professora e escritora Patrícia Nogueira, do Rio de Janeiro, chega hoje a Belém para uma série de eventos educativos e literários. Autora da obra “A menina que veio do Rio”, que saiu no fim de dezembro pela Tempo Editora, ela tem como um de seus objetivos durante este fim de semana despertar leitores e formar mediadores nas escolas paraenses.
Hoje pela manhã, Patrícia visita os colégios Santo Antônio, Dom Mario e Moderno, para uma conversa com os alunos e os professores das instituições. “O encontro com os alunos será motivador para que eles possam entender que o escritor nada mais é do que um alquimista. Ele pega os ingredientes na vida, joga no caldeirão da literatura e produz mundos possíveis na imaginação”, diz ela. 
À tarde, a escritora participa do programa Sem Censura Pará, para divulgar seu livro. Intitulado de “A menina que veio do Rio” a obra conta a história de Iara, uma garota ribeirinha que descobre os encantos da leitura e passa a imaginar as outras aventuras que ela pode viver além do rio. Segundo a autora, o livro foi escrito para retratar o universo literário e incentivar a prática em todas as regiões. “Ambientei essa história na beira do rio de forma metafórica e simbólica. A leitura é um rio que nos leva para um mar de possibilidades e eu queria mostrar que ela deve chegar a todos os lugares e a todas as crianças”, explica.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Site O Liberal