Tó Teixeira no Roda de Memória

INSTRUMENTAL: Salomão Habib fala sobre a obra deixada pelo compositor e violonista paraense

O violonista Salomão Habib, autor do livro “Tó Teixeira, a Música e o Tempo”, é o convidado da edição deste mês do projeto “Roda de Memória”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento, realizado pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) começa às 18h30 de hoje, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará (MEP).
Habib, além de músico, é pesquisador da obra de Tó Teixeira, compositor paraense que deixou uma coleção com cerca de 600 peças para violão. O estudo que consumiu mais de duas décadas conseguiu catalogar as peças deixadas pelo músico. Ele também saiu em busca de recursos materiais e financeiros para a editoração, gravação e divulgação do trabalho, que resultou em três CDs, um livro, um songbook e um vídeo de 52 minutos, lançados em 2003. Em 1991, já tinha conseguido lançar o LP “Música e Memória - Salomão Habib interpreta Tó Teixeira”. Salomão ressalta que antes desse trabalho a obra de Tó estava “em vias de grave deterioração, correndo o risco de se perder por completo”.
Nessa edição do Projeto Roda de Memória, o violonista vai dividir com o público a experiência vivida neste trabalho, com uma conversa mediada pelos professores Paulo Assunção e João Paes Loureiro, que inclusive escreveu o prefácio do livro “Tó Teixeira – O Poeta do Violão”. O músico pretende ainda mostrar, por meio do projeto, a importância que Tó Teixeira tem para a cultura do Pará. “Ele transformou a imagem desse instrumento, provocando grandes modificações no que se refere à aceitação da ideia de que o violão poderia transitar fluentemente pelo campo erudito, o que contribuiu vigorosamente para o fortalecimento e a ascensão do violão às grandes salas de concerto neste Estado”, ressalta Habib.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal