EDITAL: Novidades na premiação da FCP

Novo formato permitirá menor burocracia, mantendo valores e diversidade artística


A Fundação Cultural do Pará (FCP) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 3, o Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística, destinado a premiar este ano até 30 projetos artísticos inéditos, expressivos da cultura paraense. Podem ser inscritas propostas nas linguagens visual, cênica, musical, multimídia, design e literária. A seleção busca contemplar a aprovação de projetos de todas as regiões do Estado, assim como alcançar o equilíbrio da diversidade de linguagens contempladas.
Segundo Célia Jacob, coordenadora do edital, este é o antigo Edital de Bolsas Artísticas do IAP, que agora ganha nova formatação, passando a ser um prêmio. “Sendo bolsa havia uma prestação de contas muito detalhada e frequente, de dois em dois meses, incluindo um grande volume de documentos. Sendo um prêmio que visa a pesquisa, haverá prestação de contas em formato menos burocrático e único”.
A coordenadora destaca, ainda, a importância da premiação como “uma das poucas iniciativas no país que são voltadas exclusivamente para a pesquisa e a experimentação em arte”. Em seu novo formato também será mantido o Seminário Parcial de Apresentação de Projeto. Nele, todos os pesquisadores apresentam o andamento do projeto para uma banca convidada, que, além de avaliar este andamento, dá orientações quando ao rumo das pesquisas.

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal/Magazine