Descoberta sobre o cérebro pode facilitar o aprendizado de novas habilidades

Aprender artes marciais costuma exigir anos de prática e dedicação, mas em ‘Matrix’, o personagem de Keanu Reeves simplesmente faz o download de algumas habilidades e se transforma em um mestre de kung fu.


Uma nova descoberta relacionada ao cérebro nos mostra que esta técnica está mais próxima de se tornar realidade.
Cientistas do HRL Information and System Sciences Laboratory na Califórnia, Estados Unidos, estudaram a atividade cerebral de um piloto treinado e usaram estes dados para estimular pessoas sem habilidade enquanto elas praticavam em um simulador.
Eles descobriram que os voluntários que tiveram seus cérebros estimulados aprenderam novas habilidades 33% mais rápido do que os outros participantes.
O Dr. Matthew Phillips disse: “Nosso sistema é um dos primeiros do seu tipo. É um sistema de estímulo cerebral.”
“A tarefa específica que nós estávamos analisando era pilotar uma aeronave, algo que requer uma sinergia entre a performance cognitiva e a motora.”
“Parece que certas funções do cérebro, como a fala e a memória, estão localizadas em regiões cerebrais muito específicas, com o tamanho semelhante ao do dedinho mindinho.”
“O que o nosso sistema faz é selecionar estas alterações em áreas específicas do cérebro enquanto você aprende.”
“O método em si é muito antigo. Na verdade, os egípcios utilizavam peixes elétricos para estimular e reduzir a dor há cerca de 4 mil anos.”
“Até Benjamin Franklin aplicou correntes em seu cérebro, mas a investigação científica rigorosa do método começou no início dos anos 2000, e nós estamos desenvolvendo uma pesquisa robusta para direcionar e personalizar os estímulos da maneira mais eficaz possível.”

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: Site do Yahoo