História de João Batista vai virar documentário

CAPTAÇÃO - Cineasta João Castro lança hoje o projeto do filme, que será rodado no Pará

O projeto que vai transformar em documentário a vida do deputado João Batista, que foi assassinado por pistoleiros em Belém, no ano de 1988, será apresentado hoje, às 19 horas, no Sindicato dos Professores do Estado do Pará. “João Batista Combatente do Povo” é uma produção da Trupe do Filme, com direção do cineasta João Castro e, será filmado no Pará. A obra foi aprovada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) para arrecadar fundos dentro da Lei de Incentivo à Cultura e todas as contribuições podem ser feitas pelas página www.joaobatistaofilme.com.br . 
O longa metragem é um filme documentário, baseado em fatos reais, com entrevistas de pessoas que, assim como o diretor, conviveram com João Batista. “Vamos reconstruir algumas cenas. Cenas verdadeiras, todas documentadas. Da chegada da família a Belém até a trágica morte do deputado. Todos os depoimentos serão de pessoas que tiveram alguma convivência com João Batista e outros líderes dos posseiros”, adianta o diretor. 
O deputado João Batista, personagem central do filme, foi um parlamentar assassinado no Brasil, após o fim do governo militar. O diretor João de Castro conta que conheceu o político na década de 80, um ano antes de sua morte, na Assembleia Nacional Constituinte. “Era uma reunião dos partidos mais progressistas que tentavam formar uma frente ampla para enfrentar o Centrão. Estavam presentes: Miguel Arraes, Leonel Brizola, Roberto Freire, Mario Covas e Fernando Henrique. Me chamou a atenção a eloquência com que o deputado estadual defendia seus pontos de vista com relação à questão da Reforma Agrária. No Ano seguinte, pouco depois da promulgação da Carta, soube de sua morte”, lembra ele.

Edição: roberto Lisboa
Fonte: O Liberal