Carreira entra em debate no Sesc

O mercado para a mulher fotojornalista e os desafios da profissão são o foco


As fotojornalistas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, para marcar o Dia Internacional da Mulher, hoje, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard,  as fotojornalistas paraenses Elza Lima, Shirley Penaforte e Tássia Barros participam do bate papo: “A questão de gênero e os desafios da profissão da mulher fotojornalista”. A entrada é franca.
No evento, elas vão falar sobre suas experiências, assim como os desafios e conquistas das mulheres ao longo dos anos nessa profissão. A ação faz parte da parceria entre a Comissão de Jornalistas de Imagem do Sinjor/PA e o Núcleo de Fotografia do Sesc Boulevard, que vem desenvolvendo uma vasta programação cultural e educativa.
Elza Lima é fotógrafa desde 1984. Seu trabalho se debruça em espaços Amazônicos e sua produção se caracteriza pela utilização dos cenários abertos captando situações oníricas de um tempo de aceleradas mudanças. Já expôs nos Estados Unidos (Nova York), Espanha e França, Suíça, Alemanha e Portugal. Suas obras podem ser encontradas em coleções de Museus como Masp, MAR e MAM, do Rio de Janeiro, entre outros. Atualmente é fotógrafa titular da Secretaria de Estado de Cultura do Pará e desenvolve trabalho de documentação das manifestações culturais na região conhecida como Baixo Amazonas.
Shirley Penaforte é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – UFPA; Mestre em Comunicação Linguagens e Cultura e graduada em Ciências Econômicas pela Unama. Teve projetos e reportagens premiados em 2010/ Bolsa de fotografia Marc Ferrez da Funarte, 2010/ Menção honrosa no prêmio Tim Lopes de jornalismo Investigativo e 2008 / Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo nas categorias Especial (mídia impressa) e Mídia alternativa;  2002 / Prêmio Esso de jornalismo categoria regional, 1998/ 1° lugar  categoria fotojornalismo na Croácia. É docente do curso de Comunicação na Papen e Fapan. Desenvolve pesquisa e documentação para o Iphan. Integrou a equipe de fotojornalismo das Organizações Rômulo Maiorana e atuou nos jornais “Amazônia Jornal” e “O Liberal” de 2000 a 2013.
Tássia Barros é graduanda em comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Estácio FAP. Trabalha com fotografia há seis anos. Desde 2012 trabalha na Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém. Neste período, vem atuando como Repórter fotográfica na Agência Belém. Além de fotos para jornais impressos e sites, já produziu imagens publicitárias e ações do município. Ministrou curso com o tema “Fotojornalismo na prática” no circuito de comunicação e artes da Faculdade Estácio FAP (2015).
Serviço
Bate papo: A questão de gênero e os desafios da profissão da mulher fotojornalista
Data: Hoje, às 19h
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas) 


Edição: roberto Lisboa
Fonte: Site O Liberal