Música sacra para lembrar a Páscoa

ESPECIAL - Coro Carlos Gomes se apresenta hoje na Igreja de Santo Alexandre

A Igreja de Santo Alexandre recebe hoje a apresentação do Coro Carlos Gomes, que fará apresentação especial em homenagem à Páscoa. O “Concerto de Música Sacra” será realizado às 20 horas, com entrada franca. Mais de 30 cantores, alguns selecionados este ano para o coro, participarão do espetáculo e serão acompanhados por uma pequena orquestra formada por 20 instrumentistas. Também haverá a participação de cinco solistas, todos cantores líricos que integram o Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O repertório terá composições sacras de Antonio Lotti, J. S. Bach e Antônio Vivaldi.
Realizado há 17 anos, o “Concerto de Música Sacra” já se tornou uma tradição da Semana Santa em Belém. A primeira apresentação ocorreu em 1999. A maestrina cubana Maria Antonia Jiménez será a regente do espetáculo. Ela explica que o objetivo é aproximar o público “deste nobre, amplo e variado repertório, além de celebrar a Páscoa através da música”.
O concerto marca a abertura da temporada de apresentações do Coro Carlos Gomes em 2016. Os cantores irão interpretar “Crucifixus”, de Antonio Lotti; “Cantata 4”, escrita por J.S. Bach para a Páscoa em 1707, e “Dixit Dominus”, de Vivaldi, composição que teria sido escrita para a Pietá. Para a maestrina cubana, o concerto também tem uma finalidade educativa, pois vai dar a oportunidade de participação e aprimoramento prático na música de câmera, não só aos novos integrantes do grupo, mas também a uma nova geração de  jovens e talentosos instrumentistas que cursam o nível superior no Bacharelado em Música do IECG.
Premiado internacionalmente, o Coro Carlos Gomes está desde o ano passado em processo de renovação de seus integrantes com a seleção de novos coralistas, por meio de editais realizados pelo IECG.
De acordo com Maria Antonia Jimenez, o coro tem ensaiado bastante e recebeu um novo convite para mais uma apresentação internacional. “Pretendemos remontar todo o repertório do mais significativo da música coral brasileira e latino-americana, para fazer jus a um convite direto e oficial feito ao coro para integrar uma delegação de cinco coros brasileiros, que vão se apresentar no Lincon Center em Nova York (USA), em 2017.
História
O Coro Carlos Gomes foi formado em abril de 1995, pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, e realiza um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira. Integrado por estudantes e professores do Instituto Carlos Gomes, o grupo já foi premiado em diversos concursos internacionais e hoje ocupa lugar destacado entre os mais reconhecidos Coros de Câmera. Foi medalha de ouro na categoria Coros de Câmara de Vozes Mistas, e medalha de prata na categoria Música Coral Sacra no XXVII Concurso Internacional de Coros Franz-Schubert, em Viena, na Áustria, em 2010. Em 2008, ganhou medalha de ouro e prata nas categorias de Coros de Câmera e Música Contemporânea na V Olimpíada Mundial de Coros (Word Choir Games), em Graz, na Áustria, sendo o único coro a representar o Brasil dentre os mais de 400 grupos de 92 países participantes.
Ganhou medalha de Ouro no IX Concurso Internacional de Coros Orlando Di Lasso, em Camerino, na Itália, em 2002, e medalha de Bronze no XII Concurso de Música Sacra em Preveza, na Grécia, em 2006. Em 2010, surpreendeu o público paraense com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Trabalha com um repertorio eclético, que abrange  todos os estilos da música coral erudita, tanto a capela quanto sinfônico coral, e interpreta também música popular, folclórica e contemporânea.
A maestrina
Maria Antonia Jiménez formou-se em 1993 no Curso Superior de Regência Coral, no Conservatório Estatal de São Petersburgo, na Rússia. Convidada pela Fundação Carlos Gomes, passou a ministrar, a partir de 1995, aulas de canto e regência coral no Instituto de mesmo nome. Realizou um importante trabalho de pesquisa sobre a música folclórica paraense no interior do Estado, que resultou, entre outras coisas, na transcrição musical das “Marujadas”, na gravação de CD intitulado “Ladainhas de São Benedito”, e no registro fonográfico da reinterpretação dos temas tradicionais da liturgia e rituais religiosos do município de Oriximiná (Baixo Amazonas) no período pascal, na segunda parte do CD “Encomendação das Almas”. Colaborou em quatro faixas com a gravação do CD “Tempo Destino - 25 anos ao vivo”, por ocasião dos 25 anos de carreira do cantor Nilson Chaves (disco indicado ao Grammy Latino). Foi a Regente Coral convidada do Festival Internacional de Óperas de Manaus, nas temporadas de 2007 e 2008.
Serviço
Coro Carlos Gomes - 
“Concerto de Música Sacra”
Data: Hoje, 23, às 20h
Local: Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Caetano Brandão s/n)
Entrada franca

Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal