Programa Seiva oferece workshop

Para artistas - Objetivo é preparar autores de projetos que concorrerão à premiação da FCP

A Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza, a partir de hoje, o workshop “Movimento Criador da Pesquisa”, atividade dedicada aos artistas interessados em concorrer ao Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística 2016 (antiga Bolsa Artística do IAP). O concurso, que integra o Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura, foi lançado dia 1º de março, e segue com inscrições abertas até dia 14 de abril.
Através deste workshop, ministrado por Wlad Lima e Ivone Xavier, os candidatos poderão ter uma maior compreensão de modos e procedimentos de elaboração de projetos de experimentação, pesquisa e difusão artística – não só do edital da FCP, como em editais públicos voltados à pesquisa em artes em geral.
“O curso propõe práticas de modelagem de objetos de pesquisa através de dispositivos poéticos de criação (construtores de pensamentos) em múltiplos campos de abordagem das artes. Além de gerar reflexões sobre o artista enquanto pesquisador e a pesquisa como movimento de criação. Tudo isso à luz das principais tendências da pesquisa em artes na contemporaneidade”, destaca Ivone.
Ivone Xavier é doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Antropologia Social pela UFPA. Lotada no Instituto de Ciências e Artes (ICA) da Escola de Teatro e Dança (Etdufpa), dá aulas no Curso de Licenciatura Plena em Teatro. Além disso, é colaboradora nos projetos “Tambor” e “Auto do Círio”. 
Já Wlad Lima possui pós-doutorado em Estudos Culturais junto à Universidade de Aveiro, Portugal. Na UFPA, é professora do Curso Técnico de Formação de Ator, na Licenciatura em Teatro e nos mestrados, acadêmico e profissional, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Arte. Como artista, colabora com o Grupo Cuíra e o Coletivas Xoxós. 
MOSTRA
A Casa das Artes também apresenta hoje, a partir das 19h, a sexta edição da “Maquinária: Mostra de cinema e vídeo experimental”, com o tema “Marca Registrada”. O evento tem como proposta exibir filmes que estão fora do padrão usual das indústrias audiovisuais e tem como principal elemento cinematográfico, a experimentação. 
O tema “Marca Registrada” faz referência aos vídeos performances da artista Letícia Paiva, selecionado pela equipe do Núcleo de Produção Digital (NPD). “A escolha dessa temática se dá por ela ser uma das pioneiras em vídeo performance e ser autora do trabalho que é considerado um dos vídeos mais importantes da performance brasileira, que é o Marca Registrada” explica Felipe Pamplona, coordenador do NPD.
A mostra vai contar com 12 vídeos produzidos pela própria artista, que pensa e executa a sua performance voltada para a câmera, que a principio era analógica, geralmente em super oito ou dezesseis milímetros, e depois em vídeo. Felipe Pamplona afirma que a importância do trabalho de Letícia Paiva se dá “pelo pioneirismo e pelo caráter essencialmente experimental do trabalho da artista”. 

Edição: roberto lisboa
Fonte: o Liberal