A orquestra e as mulheres

Sinfônica do Theatro da Paz apresenta hoje concerto com repertório, regência e solista femininas


As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher ganham hoje uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que apresenta um concerto especial, às 20h, totalmente comandado por mulheres. Além da regência da maestrina Cibelle Donza, a apresentação terá como solista convidada a flautista Bianca Menezes.
Esta é a primeira vez que a OSTP será regida por uma mulher. Segundo a maestrina, o repertório também apresentará ao público composições feitas por mulheres, “A obra mais antiga que conseguimos encontrar para esta apresentação será a abertura do concerto, é uma obra de Fanny Mendelssohn, irmã do também compositor Felix Mendelssohn”, antecipa.
Outras obras escolhidas são a Sinfonia nº1, conhecida como Gaélica, de Amy Beach, e o concerto para flauta da compositora francesa Cécile Chaminade, que será executado pela flautista Bianca Menezes. “Tenho a honra de apresentar junto a estas grandes compositoras, uma música minha “___(escreva aqui o seu desejo)”, revela Cibelle.
As convidadas para este concerto, a maestrina Cibelle Donza e a flautista Bianca Menezes, já tem proximidade com a OSTP, a primeira é a regente assistente, e a flautista é musicista efetiva da Sinfônica. “Estou muito feliz com o convite, para mim será um concerto histórico e emocionante”, diz Cibelle.

Edição: roberto Lisboa
Fonte: O Liberal