Salomão Rossy canta toadas de bois em Belém






"É um show inovador com o minucioso resgate das principais toadas que marcaram toda a história dos bumbás Garantido e Caprichoso. O público será dividido, tal qual no Bumbódromo em Parintins. Cantaremos três toadas de cada boi e, durante a execução, a torcida contrária terá de permanecer calada, esperando, assim, a sua vez de se manifestar. Caso desrespeite a ordem, a prenda será que eu cante mais uma toada do boi que está se apresentando. Isso fará com que o show crie um clima de disputa muito especial, feito pela primeira vez fora do festival", antecipa.
O artista vai tocar 60 toadas, sendo 30 de cada boi. No repertório estarão as canções "Canoeiro", "Os Pescadores", "Raízes de um Povo", "Mãe Andina", "Poder da Criação" e "Mensageiro da Luz", do Garantido; e "Dois pra lá dois pra cá", "Boi de Deus", "Garantiando", "Boi do Carmo", "Filho da Natureza" e "Dança das Cores", do Caprichoso. Com composições de Raimundinho Dutra, Chico da Silva, Emerson Maia, Ronaldo Barbosa, Braulino, Ariosto Braga, Paulinho du Sagrado, Zezinho Cardoso, Tony Medeiros, Carlos Paulain, Inaldo Medeiros, Carlos Portilho e Paulo Onça.
Salomão Rossy possui mais de 40 premiações, consagrado tetra campeão do Festival de Toadas da Fundação Villa Lobos em Manaus e tricampeão no Festival de Toadas de Parintins, além de premiações nacionais. "As toadas de antigamente continuam vivas na memória e no coração de cada torcedor. São músicas de riqueza melódica e poética. A toada vem de entoar, canto de aboio, coisa do campo e dos vaqueiros. As verdadeiras toadas, pra mim, são aquelas de melodia simples e que todos podem cantar."


Fonte: O Liberal (Texto e Foto)

Nenhum comentário