Em clima de Natal, Belém é palco da Mostra de Corais Santa Cecília




A Mostra de Corais "Santa Cecília" completa 20 anos de tradição, este ano, e vem com uma vasta programação dividida em dois dias. Nesta terça-feira, 20, na Sala Étore Bósio do Conservatório Carlos Gomes, e dia 22, na Catedral Metropolitana de Belém. O tema desse ano é "Cecilia: O louvor agradável a Deus", referente à padroeira dos músicos. As apresentações começam às 19h e com entrada gratuita.
A edição deste ano conta com 22 corais inscritos, por isso, foi necessário ampliar o formato, que antes era em apenas um dia. E foi necessário também um novo espaço de apresentações. Diante disso, foi firmada a parceira com a Fundação Carlos Gomes, que cedeu a sua sala de espetáculos para sediar um dos dias do evento.
Ao longo de 20 anos o Festival de Corais vem sendo organizado pela Catedral Metropolitana de Belém por meio da Schola Cantorum (nome do Coral da Sé). A ideia começou com o ex Cura da Sé, cônego José Gonçalo Vieira, em 1998 e, atualmente, é incentivada pelo atual Cura, cônego Roberto Cavalli.
O coral é formado por 60 integrantes, todos trabalhando como voluntários. O regente da Schola Cantorum, Eduardo Nascimento, explica que o ponto máximo da Mostra é a homenagem à Santa Cecília, a padroeira e patrona dos músicos. "Mas o evento também é importante pela troca de experiências. Nós queremos que cada vez mais esse tipo de evento seja incentivado pelas entidades e que enxerguem a música como função social", pontua o regente.
Uma das estrelas que também chama a atenção nesta mostra de Corais é o som do grande Orgão Cavaille-coll da Catedral. Ele é único da América Latina e chama atenção em sua execução pela robusteza de seu som, mas também por suas possibilidades de nuances doces e aflautadas. 
Em todas as celebrações da Catedral e, principalmente as que a Schola Cantorum atua, ele é o grande acompanhador. "Dá um toque solene e majestoso às cerimonias. Vale a pena conferir", completa o regente.
O principal executante é o Organista Paulo José Campos de Melo. Ao final da Mostra será formado o grã coral para execução do grande "Glória de Vivaldi" acompanhado por este majestoso instrumento.

Fonte: O Liberal/Magazine (Texto e Foto)

Nenhum comentário