Morre criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg





O criador do "Bob Esponja", Stephen Hillenburg, morre aos 57 anos. A Nickelodeon divulgou, nesta terça-feira, 27, comunicado lamentando a morte de Stephen Hillenburg. Ele criou personagem infantil Bob Esponja Calça Quadrada em 1984.
Hillenburg revelou em março do ano passado ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. Segundo a emissora, a doença causou a morte do animador.

"Estamos incrivelmente entristecidos pela notícia de que Steve Hillenburg morreu após uma batalha contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Ele foi um amigo querido e um parceiro criativo de longa data para todos na Nickelodeon, e nossos corações estão com sua família", disse o canal em nota.
"Steve deu ao Bob Esponja Calça Quadrada um senso de humor único e inocência, levando alegria a gerações de crianças e famílias ao redor do mundo", divulgou a Nickelodeon. "Seus personagens totalmente originais e o mundo da Fenda do Biquíni ficarão para sempre como um lembrete dos valores de otimismo, amizade e poder imilitado da imaginação".
Hillenburg disse em 2017 que estava sofrendo da doença degenerativa, conhecida pela sigla ELA, que também é chamada de doença Lou Gehrig. 
O animador criou a versão inicial de Bob Esponja em 1984, quando lecionava biologia marinha no Orange County Ocean Institute, na Califórnia, noticiou o G1. A versão mais conhecida do personagem, com a famosa calça quadrada, surgiu anos depois.
O primeiro episódio do desenho foi veiculado em 1999. Ao todo, quase 250 episódios foram exibidos com traduções para mais de 60 idiomas, ainda segundo o portal. A série ganhou múltiplos prêmios, produziu uma sequência de livros spin-off, dois filmes de Hollywood e um musical da Broadway.
Entrevista -"Bob Esponja é um ingênuo. É o arquétipo do personagem que esteve por aí sempre, ou seja, o personagem que se comporta como uma criança. Eu gosto de personagens como os de 'O gordo e o magro'. São sempre personagens infantis, num mundo de adultos", descreveu Hillenburg em entrevista ao G1, quando visitou o Brasil em 2010.
Na época, o artista disse ao portal que imaginava que alcançaria públicos de diferentes idades com o personagem. "Nós apenas tentamos rir enquanto escrevíamos as histórias", lembrou. "E depois olhávamos para saber se era apropriado para as crianças. E eu acho que grande parte do humor vem da personalidade (dos personagens). São apenas personagens engraçados fazendo coisas bobas."
Sobre os outros personagens que habitam a Fenda do Bikini, Hillenburg comentou que Patrick, melhor amigo de Bob, "não é ingênuo, mas burro" e que "os dois juntos são perigosos porque ambos acham que são gênios. Bob Esponja nunca percebe o quão burros eles são, Patrick acha que Bob é o melhor cara".
Já o senhor Sirigueijo, patrão de Calça Quadrada no Siri Cascudo, foi inspirado num chefe que Hillenburg conheceu quando trabalhou num restaurante de frutos do mar. "Eu não acho que o senhor Sirigueijo seja mal, ele é um grosso."
O animador escreveu, produziu e dirigiu o primeiro filme de Bob Esponja, lançado em 2004. Na sequência "Bob Esponja: Um herói fora d'água", de 2015, atuou como roteirista e produtor executivo.

Fonte: O Liberal (Texto e Foto)

Nenhum comentário