UFPA lança novo curso superior em artes cênicas
UFPA agora conta com a formação superior tecnológica em Produção Cênica, voltada para a atividade de direção teatral
Um curso inédito para os que buscam formação superior em artes cênicas está com inscrições abertas na ETDUFPA. A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará agora oferece agora o curso superior tecnológico em Produção Cênica, voltado para a atividade de direção teatral.
As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro, pelo site do Ceps UFPA. Para participar é necessário ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ter obtido nota maior ou igual a 500 na redação. São 30 vagas no total, e as notas do exame serão usadas como critério de classificação.
O curso é o primeiro de caráter tecnológico com foco em direção teatral do país, assim como o primeiro tecnológico da área na Amazônia. O objetivo, segundo a instituição, é aumentar as possibilidades de difusão e produção de conhecimento artístico-cultural na sociedade.
“É uma formação disponível aos estudantes interessados, com qualquer nível de experiência em teatro; desde os que já atuam em teatro ou que porventura já foram alunos da ETDUFPA em outro curso de formação em artes cênicas; ou até mesmo os que desejam iniciar sua trajetória de formação neste enfoque específico, que é a importante profissão de direção teatral”, explica o professor Carlos Dergan, atual vice-diretor da escola.
Até o ano passado, a ETDUFPA oferecia dois cursos voltados para a formação de professores: Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro. Com o curso superior tecnológico em Produção Cênica, a instituição passa também a atender a uma nova demanda: a de uma formação específica no âmbito da direção teatral.
A atividade consiste no desenvolvimento de fases e estratégias na produção de um espetáculo, por meio de conhecimentos artísticos contextualizados de forma político-cultural, econômica e científica.
O profissional é o responsável pela direção, criação, produção, coordenação, supervisão e avaliação do processo criativo; seja na composição dos diversos elementos poéticos do espetáculo teatral, como na gestão dos recursos e usos possíveis da tecnologia no ambiente de trabalho.
Para os olhares atentos
Além da novidade na formação superior, a ETDUFPA oferece atualmente mais uma forma de qualificação, desta vez de formação em nível médio. Trata-se do curso Iniciação à Crítica Teatral - Caminhos da Escrita, que integra o projeto de extensão Tribuna do Cretino.
São 20 vagas gratuitas, destinadas a pessoas que já tem o hábito, ou desejam passar a acompanhar apresentações teatrais locais. As inscrições são feitas por meio de fichas, que podem ser solicitadas pelo e-mail cretinofundamental@gmail.com, até o dia 4 de março.
As aulas ocorrem entre os dias 9 e 22 de junho, com encontros semanais às segundas-feiras, de 14h30 às 17h30, no prédio da ETDUFPA. A carga horária é de 60 horas.
O curso será ministrado pelo professor Edson Fernando e a proposta será desenvolvida por meio de metodologia teórico-prática, contando com atividades de aprofundamento teórico acerca da noção de crítica teatral no Brasil, desde o século XX.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment