A Marujada e os festejos em homenagem a São Sebastião



Tradicionalmente a Marujada tem espaço referenciado no calendário de  eventos culturais em Capanema, reunindo grupos mais novos e outros que passam dos 50 e até mais de 70 anos. Além do festejado São Benedito, que tem a sua Festividade em dezembro, no dia 20 de janeiro é comemorado São Sebastião, rodeado de festejos que vão desde o levantamento e baixa dos mastros, novenas e danças dos marujos e marujas em evoluções que merecem destaque.

No mês de dezembro, os festejos a São Benedito, foram realizados no bairro da Samambaia, continuando o projeto da saudosa Maria Sueca.





 
 

                                  
            



           
 

                                                                          

Registros fotográficos das festividades do Ano de 2023! 

Manter tradições culturais é ato costumeiro em Capanema e a Marujada tem os seus apontamentos nos livros da história, sendo que na Comunidade do Rufino, está presente a mais antiga Festividade, cujo encerramento se dá no dia 20 de janeiro, obedecendo os rituais primitivos. Atualmente, a Festividade da Comunidade conta apenas com novenário, confraternização, levantamento e derrubada do mastro. O evento é coordenado por Antônia Rufino e outros colaboradores, mantendo acesa a chama de uma festa que encosta nos 80 anos de realização. Nessas realizações, a Comunidade conta com apoio do grupo Timbiras.


Outra Festividade que começa a crescer e a do grupo da Comunidade de Santa Luzia, bairro da cidade, sob o comando da Capitoa Joana e do Capitão Jorge, pessoas abnegadas que se esforçam para o evento ser realizado.















                                                                                    
                                                        
                                                            


                                          

                                                            









A Marujada da Associação de São Sebastião, que acontece no Barrão localizado na Travessa  Veiga Cabral 









No bairro de Santa Luzia, Mais festejos para São Sebastião

Outro grupo que participa ativamente dos festejos a São Sebastião é o da Associação da Marujada de São Sebastião de Capanema – AMSCAP, que tem como presidente, Jucilene Sousa da Silva, a “Teté”. Aconteceu semana passada, o levantamento do mastro, além de apresentações dos marujos e marujas, marcando o início dessa Festividade, que também se encerrará dia 20.




                                                        

Em Dezembro, o homenageado foi são Benedito



O movimento é intenso e durante a Festividade, muita gente prestigia, acompanhando as evoluções, sendo que há em tudo isso, uma somatória de esforços concentrados, fazendo com que, o Santo receba as homenagens que constam nos registros da tradição. A força de Festividades que se mantem edificadas, marca época e diversificando belezas, através do empenho de todos os que coordenam e participam.

 


Edição: Guilherme Silva

Texto: Paulo Vasconcellos (signatário deste Blog)

Fotos: Dalva Vasconcelos e Divulgação

 

**Colabou: Silvaneia Montelo (SECULT)


Nenhum comentário