‘Visagens e Assombrações de Belém 2’, obra de Walcyr Monteiro, será lançada este ano
O livro foi escrito em 1986, logo após o lançamento do primeiro livro. O filho Átila Monteiro diz que é um compromisso que assume no aniversário do pai
O escritor Walcyr Monteiro faria 83 anos hoje, 27. Sua contribuição para a cultura e literatura paraense é lembrada e celebrada e suas obras, que já inspiraram o audiovisual. Átila Monteiro, filho do escritor, lançará este ano na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes a continuação de "Visagens e Assombrações de Belém" volume 2. O livro foi escrito em 1986, logo após o lançamento do primeiro livro.
Átila Monteiro, 53 anos, é advogado e diretor executivo da Editora Walcyr Monteiro. Devido ao aniversário do pai, relembrou sua memória e o papel da editora em dar continuidade ao trabalho de Walcyr, que deixou inúmeras obras pronta e semiprontas para publicações. "Quis o destino que ele nos deixasse de 2019, mas, como teve uma vida fértil e deixou muitas sementes por aqui, que ainda estão germinando e se multiplicando. Essas sementes estão representadas em todos os maravilhosos livros que publicou, nas pessoas que inspirou e nos discípulos que deixou por aqui, entre os quais, me incluo', ponderou.
"Eu, através da editora Walcyr Monteiro, pretendo em registro e comemoração aos 83 anos de nascimento de Walcyr Monteiro continuar publicando suas obras, editando e finalizando as que não foram publicadas por ele, e ampliando, através das redes sociais o legado de falar, contar, escrever e multiplicar as histórias de visagens, assombrações e encantamentos da Amazônia, para que isto esteja sempre presente na vida do belenense, do paraense, do Amazônida, para que isto tudo nunca se perca', continuou.
José Moura, também conhecido como "Nathan" do Belém de Arrepiar nas redes sociais, é um dos admiradores da obra do Walcyr Monteiro. Nathan conta que o seu livro AVisagens e Assombrações foi a porta de entrada para o estudo do tema. "Walcyr Monteiro é um ícone quando se fala em lendas, fantasmas e cultura folclórica amazônica. Considero um dos maiores pesquisadores e difusores do tema. Seu legado tem atravessado gerações inspirando e fomentando as pessoas na busca pela cultura e pela literatura, através das centenas de histórias coletadas e publicadas por ele em seus diversos livros, alguns inclusive escritos em idiomas estrangeiros", alegou.
"Para mim, um dos maiores escritores que o para já teve e uma inspiração que conheci ainda garoto. Através do livro Visagens e Assombrações de Belém. Faço um evento cultural todo ano com temática sobrenatural chamado "Pará Assombrado e na última edição, a quarta, ele foi o homenageado", manifestou.
Ao longo de sua carreira Walcyr escreveu e publicou mais de 35 livros e revistas e a temática principal era o imaginário e folclore Amazônico, contou Átila. "Foram mais de 35 obras sobre lendas e folclore Amazônico, se considerarmos as 'revistas' que ele lançou sobre o título 'Visagens e Assombrações e Encantamentos da Amazônia', de número 1 a 15", disse.
O filho de Walcyr diz que prefere não adiantar muito sobre o lançamento de "Visagens e Assombrações de Belém 2", mas incentiva ao público a aguardar o lançamento que será uma homenagem e continuidade ao trabalho de Walcyr Monteiro. "O 'Visagens e Assombrações de Belém 2' começou a ser escrito logo depois do lançamento do 'Visagens e Assombrações de Belém 1, em 1986, dado a grande repercussão alcançada por este livro. Só não sendo imediatamente finalizada devido a questões orçamentárias e falta de patrocínio (risos). Quanto a adiantar algo sobre o livro, prefiro manter a surpresa para o lançamento, que se dará na Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano. Só posso adiantar que, na minha opinião, ficou muito melhor que o primeiro", revelou.
Outros livros serão lançados pela editora e o trabalho de Walcyr está sendo catalogado. "Papai deixou várias obras com possibilidade de lançamento. Algumas completamente finalizadas e outras com pequenos detalhes para conclusão. Estamos catalogando as obras que teremos condições de publicar. Em nome de meu pai e em nome da editora Walcyr Monteiro convido a todos os que amam a cultura e folclore Amazônico a continuarem a contar os nossos 'causos', histórias e a falar sobre os personagens que compõem o imaginário popular da nossa terra. Ah, e é claro, todos convocados para prestigiarem o lançamento do 'Visagens e Assombrações de Belém 2', que se dará na Feira Pan-Amazônica do Livro de 2023! Todos convidados!", finalizou.
Conheça 7 livros de Walcyr Monteiro
1. Visagens e Assombrações de Belém
2. Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia (coleção de 14 livros)
3. Cosmo Poemas
4. Miscêlanea ou Vida em Turbilhão
5. As Incríveis Histórias do Caboclo do Pará
6. Histórias Brasileiras e Portuguesas para Crianças
7. Presente de Natal
Serviço
Para saber mais sobre a vida e obra do escrito Walcyr Monteiro siga as redes sociais.
Instagram: @visagenseassombraçõesdeBelém / @belemdearrepiar
Canal do YouTube: @lendasdaamazonia-Visagense AssombraçõesdeBelem e a nossa
Página da Internet: www.visagensdaamazonia.com.br
Fonte: O Liberal
Texto: Emanuele Correêa
Post a Comment