Biometria em Capanema é destaque nacional


Edição: Paulo Henrique e André Mello .





Capanema apresenta o melhor desempenho, de acordo com os números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela tabela de classificação de desempenho das cidades brasileiras no recadastramento biométrico a cidade paraense, nordeste do estado, é a mais eficiente.
A classificação é pelo número de eleitores atendidos, mas basta ver os dias trabalhados e o percentual alcançado para perceber o excelente desempenho da Biometria em Capanema, que inclui os envolvidos no trabalho, a estrutura montada, o atendimento ao eleitor que acatou ao chamado da Justiça Eleitoral, por meio da imprensa local, elogiada pela divulgação.
Logo no primeiro dia de atendimento a população compareceu em massa. Foram mais de 800 atendidos. O número de eleitores foi crescendo gradativamente, chegando a atingir mais de 2000 eleitores, em alguns dias . Esses picos contribuíram para evitar o tumulto na semana final.
A população elogiou a excelente infra-estrutura montada e a organização do atendimento. "Demorou um pouco pra eu ser atendido porque tinha muita gente, mas quando chegou a minha vez, foi tudo muito rápido.", afirmou um eleitor.
O TRE aceitou o desafio no final de novembro passado, a partir do momento em que o TSE anunciou que haveria orçamento disponível para realizar o recadastramento biométrico em Capanema. Em apenas 9 dias, planejou e preparou toda a infra-estrutura de atendimento. Foram feitas seleção de pessoal, treinamentos, testes de kits biométricos, escolha e contratação do local de atendimento, mobilização de veículos de comunicação local e estadual, contratação de serviços (instalação elétrica, telefonia, link de dados). Além disso, foi estabelecida parceria com a Prefeitura de Capanema para contratação de mão-de-obra e instalação dos computadores e kits biométricos no local de atendimento.
O Presidente do TRE, Desembargador João Maroja, e o Diretor Geral, Francisco Valentim, acompanharam de perto os trabalhos. O resultado desse esforço foi coroado com a notícia de que Capanema foi a cidade com melhor desempenho entre as cidades brasileiras que já haviam concluído o recadastramento - com uma média de 1.300 eleitores atendidos por dia, mais que o dobro da segunda colocada.
Entre as cidades com mais de 35.000 eleitores, Capanema também foi a cidade que atingiu o maior percentual do eleitorado atendido com o índice de 90%. Mesmo com prazos exíguos e orçamento baixo, os servidores da Justiça Eleitoral do Pará superaram as expectativas.
“Essa experiência trouxe know-how ao TRE-PA e será de grande importância para os futuros recadastramentos que ocorrerão nos próximos oito anos, até que todos os eleitores paraenses sejam recadastrados”, declarou Clayton Ataíde, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE.
No país, 53 cidades estão realizando o recadastramento. Dessas, 15 já finalizaram o trabalho: Capanema/PA, Cabedelo/PB, Eusébio/CE, Pojuca/BA, Piracuraca/PI, Itapissuma/PE, Raposa/MA, Caraúbas/RN, Ilha de Itamaracá/PE, Hidrolândia/GO, Alexandria/RN, Pedro Afonso/TO, Pilões/RN, Bom Jesus do Tocantins/TO e João Dias/RN.
A Justiça Eleitoral informa que os 4.453 eleitores que não se recadastraram ainda terão a oportunidade de procurar o cartório (25ª Zona Eleitoral) de Capanema até o dia 5 de maio, data limite para o fechamento do cadastro eleitoral, em preparação para as eleições 2010.




Fonte: Ascom- TRE/PA

Texto: Lázaro Araujo

Foto: Bruno Batista

Nenhum comentário