Radialista Celso Leite faz palestra em Capanema no encontro da Rádio Curi de Santa Luzia do Pará

Promovido pelo Centro de Cultura Popular, entidade representativa dos trabalhos de fomento a cultura, que funciona no município de Santa Luzia do Pará e atende a comunidade com ações diversas. No Sábado (23), no Centro Frei Daniel de Samarate em Capanema, integrantes da Rádio Curi e do Centro de Cultura, participaram de um encontro onde os assuntos ética e profissionalismo, foram abordados, sendo o ponto de referência para que os comunicadores reforçassem seus conhecimentos teóricos e práticos, com a finalidade de implantarem metas que sustentem seus trabalhos no rádio.
O encontro teve como mediador, o titular do Blog, - Paulo Vasconcellos, - que explicou algumas formas de condução dos radialistas, quando estes estiverem em atividades profissionais. Para reforçar o encontro, foi convidado e se fez presente, o conceituado radialista Celso Leite que tem experiência de 30 anos, servindo a Rádio Educadora de Bragança alem de já ter atuado em outros prefixos. O tema abordado por Celso foi a ética do profissional de rádio, que na essência significa a pessoa do comunicador, que através das ondas sonoras, passa informações usando suas palavras que sustentam a condição de profissional autêntico do rádio.
Estiveram presentes no encontro, alguns dirigentes do Centro de Cultura Popular, liderados pelo presidente André Magalhães e pela incentivadora Lúcia Machado, alem de pessoas que fazem parte da diretoria da Rádio Curi, destacando a presidente do Conselho Administrativo, Socorro Machado. Comunicadores que já atuam na emissora e estagiários, acompanharam a palestra e disseram que todas as colocações feitas por Leite, serviram como verdadeiras orientações e houve proveito coletivo. Na opinião da vereadora Lúcia Machado, que chefiou a delegação Luziense, receber instruções de um radialista com a categoria que tem Celso Leite é juntar o útil ao agradável, pela conveniência das colocações feitas por ele, que tem um trato especial com a comunicação através dos serviços de Radiodifusão.
Depois das preleções feitas pelo comunicador e jornalista Celso Leite, foi notada a satisfação de todos os que participaram do encontro e de acordo com o que falou o radialista Nazo Silva, ter a oportunidade de receber instruções sobre a ética profissional, coincide com a necessidade de reforçar conhecimentos e então, haja o usufruto de quem se dispõe a aprender os conceitos que centram as formalidades enumeradas de acordo com os preceitos básicos inerentes a condição e a vontade de ser um radialista. Outros comunicadores de Capanema que participaram do encontro foram: Cleoson Villar e Jucivaldo Gomes que interagiram com a equipe, assim como fez Nazo Silva.
Ao se manifestar e comentar sobre o encontro, Celso Leite usou a simplicidade para agradecer a atenção de todos. E foi assim que ele se reportou sobre a experiência que teve com os colegas de Capanema e de Santa Luzia: “Foram pouco mais de duas horas que passei junto com irmãos de profissão (radialistas) de Capanema e Santa Luzia do Pará, onde me foi solicitada pelo jornalista Paulo Vasconcellos, a incumbência de ministrar uma palestra sobre a ética no rádio, no encontro que aconteceu na Cidade de Capanema no sábado 23. Na condição de irmão mais velho nessa profissão (dentre os presentes), me senti responsável em repassá-los, as informações que achei importantes para suas vidas profissionais, uma vez que, a profissão que abraçamos, é uma das mais difíceis de ser cumprida, diante das muitas armadilhas que o dia a dia nos prepara, mas indubitavelmente, uma das mais importantes para a formação da sociedade. Levado pela séria máxima de que: SOMOS AQUILO QUE COMUNICAMOS. Fiz ver a eles que, a vocação, compartilhada com a responsabilidade e respeito, nos tornam grandes profissionais. Saí encantado com o que vi, ouvi e senti daqueles irmãos tão
agradáveis, atenciosos e interessados em se inserirem no lado bom da mídia radiofônica. Se passei alguma coisa como ensinamento para eles, também trouxe comigo, muitos ensinamentos adquiridos com eles. Nossa troca de experiências e atuações em praças diferentes, nos enriqueceu mutuamente. A honra e a alegria maior, foram minha. Obrigado por tudo e contem comigo”, ressaltou Celso Leite.
A experiência vai ser renovada com a realização de outros encontros e Celso se comprometeu em voltar a ter contatos mais frequentes com os colegas, que ele carinhosamente trata por “irmãos”. Considerando a comunicação social, um dos fatores fundamentais para a convivência em comunidade, o titular do blog vai agendar encontros com outros profissionais e a próxima palestra será proferida pelo jornalista Carlos Ferreira (O Liberal, Rádio e TV Liberal), prevista para acontecer após o carnaval que deve reunir todos os integrantes da imprensa de Capanema e Região.

Nenhum comentário