SAUDADE: Morre o cantor e compositor Vavá da Matinha


Edição: Paulo Henrique e André Melo.


Um dos precursores do brega paraense, Osvaldo de Oliveira, o Vavá da Matinha, morreu aos 75 anos às 5h45 de quarta-feira 31 de março. Ele teve disfunção múltipla dos órgãos. Vavá já estava em estado grave após um AVC (Acidente Vascular Cerebral), pneumonia e arritmia cardíaca.
Ele estava internado no Hospital Ophir Loyola desde o dia 10 de março, mas o drama já havia começado no dia 5, quando o artista chegou a ficar encubado, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti.
Em nota a Secretaria Estadual de Cultura lamentou a morte do artista e informou que o show para arrecadar fundos para a sua recuperação, que estava marcado para a noite de quarta-feira (31), no Teatro Margarida Schivazzappa, foi transferido para o dia 19 de abril. Mais detalhes devem ser informados pela Secretaria em breve.
A Secult também informou que o velório aconteceria no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), a partir do meio-dia de quinta. O enterro aconteceu nesta quinta-feira (1), no cemitério do Apeú, em Castanhal. Antes, o corpo foi em carro aberto até a Câmara Municipal de Castanhal, onde foi homenageado.

Histórico -  Nos anos 50, o artista paraense fazia sucesso nos programas de auditório de Belém. Osvaldo fazia músicas com balanço semelhante às de Jackson do Pandeiro, porém criadas sob a influência do norte do país. Assim, realizava um samba distinto do baiano e do carioca. Em suas músicas estão presentes indicações de sua origem, com referências à Nossa Senhora de Nazaré, o tacacá e o Ver-o-Peso. Algumas de suas músicas de maior sucesso são 'Pará e Bahia', 'A beleza da rua' e 'O canto do galo'.  O cantor passou parte de sua vida em Capanema, aqui casou e nunca perdeu o contato com os Capanemenses. Inclusive, Osvaldo gravou a musica “Saudade de Capanema” que é tocada nas emissora locais. Em épocas passadas, Vavá fez parcerias em shows realizados na “Terra do Cimento” com os cantores Mimo Moreira e Dílson José.
 Fontes: Portal ORM e Editoria do Jornal de Capanema.

Nenhum comentário