COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Celene Vasconcelos



14 Anos do Jornal de Capanema
         Na terça-feira, dia 13, o Jornal de Capanema, considerado patrimônio do município, completou 14 anos de atividades, mantendo parcerias com a comunidade e circulando mensalmente com notícias, informes, colunas e artigos que são parte do conteúdo deste órgão que tem registros na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa do Pará e na Câmara de Vereadores de Capanema, por sua contribuição ao desenvolvimento da imprensa de Capanema e do Estado do Pará. Durante a semana, várias manifestações foram feitas e a presença do JC é considerada relevante e durante sua existência, muitos registros são peças do acervo que é mantido pela equipe que coordena as ações do jornal.

Chuvas e Preocupações
         As águas de março não caíram com grande intensidade, mas em abril o volume se agiganta a cada previsão anunciada. Como a estiagem foi grande, entulhos se formaram nas encostas dos rios, nos bueiros existentes em algumas ruas e isso contribuiu para o acúmulo de água que causou transtorno e preocupação. A tendência é chover muito mais e até o final do inverno as dores de cabeça aumentarem e com elas a necessidade de ações emergenciais, com limpezas em todos os canais que causam alagamentos. As frentes de serviços precisam ser formadas, caso contrário as reclamações vão continuar.

As Escuras
         Moradores do bairro de Santa Luzia enviaram comunicado ao blog para que sejam feitos pedidos a Secretaria de Obras, que determine seu setor competente para providenciar reposição de lâmpadas em quase todas as ruas do bairro, pois a escuridão predomina e os riscos de assalto tambem. A mesma comunidade requer ainda que sejam feitos serviços de limpeza nas valas e canais que estão entupidos.

Homenagem na Câmara
Na sexta-feira dia 9, na Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Capanema foi aprovado requerimento verbal de autoria da Vereadora Eliane Leal, com votos de pesar para a família do ex jogador de futebol que por longos anos defendeu a Seleção de Capanema, clubes do município e da Região, que em vida se chamou Ozeas Rodrigues de Oliveira, conhecido por Orelhinha, que faleceu em Belém. A Vereadora foi aparteada por seus pares e todos foram unânimes ao comentarem sobre a importância de Ozeas no futebol, pelos relevantes serviços prestados a comunidade esportiva. Foram citados os nomes de Isabel Rodrigues de Oliveira, mãe do saudoso ex craque, ela que é residente em Capanema, no bairro Inussu, assim como do ex goleiro Miguelzinho, irmão de Ozeas, que é funcionário da Câmara Municipal. Todas as manifestações feitas de forma saudosa ao ex jogador Orelhinha, merecem registros por tudo o que ele representa para a história do Centenário de Capanema, sendo que o futebol aparece com mais de 60 anos de atividades.

Sucesso do Blog do PV
         Ao completar 5 meses de atividades noticiosas, nesta quinta-feira, dia 15, o blog do PV está entre as ferramentas com conteúdo informativo via internet, com grande aceitação por reunir matérias de diversos assuntos que são postadas de forma diária. Outro fator que coloca o blog em destaque é a quantidade de acessos internacionais, constando em sua tituleira, bandeiras dos seguintes Países: - Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, Rússia, Japão e até do Barém, sem contar com os mais de 2 mil acessos de internautas que moram em cidades brasileiras. O conteúdo do blog é formado por notícias, colunas de interatividade, comentários e espaço destinado ao esporte, com superioridade para o futebol.

Repercussão no Portal
         Unificando as intenções, o colunista tambem tem seu espaço no Portal Capanema, onde são inseridas as crônicas e as notícias na Coluna do PV. Internautas que moram em alguns estados brasileiros e em países diversos, tambem prestigiam as inserções acessando diariamente e acompanhando os acontecimentos.

Secretaria de Comunicação
         Na sexta-feira, dia 9, na Sessão da Câmara Municipal, foi colocado na pauta o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, com análises do projeto de lei nº E02/2010, de autoria do Executivo Municipal, que cria a Secretaria de Comunicação. No meio da semana, houve reunião da comissão, quando o relator, vereador Antonio Maria, na qualidade de presidente, expôs parecer contrário a indicação da secretaria, por achar inviável sua criação. O vice presidente da comissão, vereador Edson Maciel, se absteve de votar, enquanto que a vereadora Eliane Leal não compareceu a reunião.

Em Plenário
         Na mesma Sessão, o parecer foi colocado para votação em Plenário e a proposição do vereador Antonio Maria foi derrubada pelo placar de 5X3, com os votos Contra dos vereadores: Eliane Leal, Rubens Anselmo, Marco Antonio, Oscar Ishii e Antonio Carlos Carioca, sendo que Edson Maciel manteve sua abstenção, tendo os votos favoráveis dos oposicionistas Chico Adalgisio, Antonio Maria e Walmicélia Moraes. Como a votação teve resultado definido para que o parecer fosse derrubado, o presidente da Casa, Pedro Abraão, apenas conduziu a votação.

Segue em Frente
         O projeto de lei de criação da Secretaria de Comunicação segue seus trâmites legais e agora será avaliado pela Comissão de Finanças e Orçamento, para ser votado e depois desse procedimento, voltar ao Plenário para a definição da criação ou não da nova pasta do Executivo Municipal.

Evento Cultural Genuinamente Capanemense
         Mesmo já tendo passado o período da semana santa, a performance dos atores, atrizes e figurantes do ELCAP ainda é comentada por quem assistiu a peça Paixão de Cristo, considerada como maior espetáculo de Teatro de Arena da Região. Nos dois dias de apresentação a peça manteve seu patamar de expectadores que acompanharam as inovações que foram inseridas no texto, nas cenas e no cenário. A Paixão de Cristo, em seus 20 anos, representa o referencial da cultura capanemense, com apontamentos em calendários de diversos meios do Estado, fatores que fortalecem e enobrecem todos os que se dedicam a esse evento. Na relação dos agradecimentos da direção do grupo e do espetáculo, não foi constatado o do poder público municipal, motivo que causou surpresa, pois a peça é um evento do município e a cultura precisa de incentivos.

Conselho Municipal de Saúde
         Na quinta-feira (8), aconteceu reunião para a escolha das entidades representativas para a formação do Conselho Municipal de Saúde, órgão fiscalizador e de acompanhamento das ações do setor, gerenciadas pela secretaria especializada. Na pauta, foram colocadas todas as regras pertinentes ao andamento dos trabalhos, com a votação para a escolha das entidades. Formadas as comissões e depois das discussões de praxe, o Conselho será formado por integrantes das entidades que compõe os  usuários, gestores e prestadores de serviços, e trabalhadores na área de saúde,   sendo que o resultado foi o seguinte: - APAE-26 votos, ATEI-23 votos, APROTE-23 votos, Igreja Mensagem de Paz-20 votos, SEPONTE-19 votos, Assembleia de Deus-18 votos, Igreja Metodista-17, Clube das Mães de Mirasselvas-16. Essa entidades vão nomear 2 representantes para o Conselho, sendo um titular e um suplente. Será marcada reunião coordenada pela secretaria de saúde, quando vão acontecer a votação para os cargos de diretoria e então o Conselho começa agir. Ficaram de fora das entidades, o Instituto São Paulo, o SINDCOM e OFS, por não terem conseguidos votos suficientes.
          A partir da formação do Conselho Municipal de Saúde, cada integrante assume suas responsabilidades para o andamento dos trabalhos, sendo que as reuniões e prestação de contas vão ser anunciadas com o passar do tempo.

Obs: Tambem publicada no Portal Capanema.

Nenhum comentário