ATAQUE & CONTRA-ATAQUE - A Revista Virtual do Esporte


 Edição: Paulo Henrique e Celene Vasconcellos

Santa Rosa na Mídia
Mesmo desclassificado das finais do Parazão, o time do Santa Rosa ganhou matéria nacional no Globo Esporte, pela forma descontraída com que o seu treinador, Paulo Guaiamum, que é psicólogo, encontrou para que os atletas mudassem seus comportamentos dentro e fora de campo. Até o técnico Joel Santana, Campeão Carioca com o Botafogo, achou interessante e deve anotar em sua prancheta, onde são feitos os registros. Alem das brincadeiras que os atletas participam nos treinamentos, os ensinamentos do professor estão servindo de lição e mudando procedimentos de alguns jogadores do elenco da Pantera.

Botafoguenses eufóricos com o título
O time da estrela solitária de General Severiano, ao comando do “Titio” Joel Santana, conquistou os dois turnos do Cariocão deste ano e com isso festeja até agora o 19º título da história do Botafogo. Os torcedores esperavam o momento para gritar “é Campeão!” e isso aconteceu com a vitória de 2 x 1 sobre o Flamengo . Em Capanema, os botafoguenses também festejaram e as camisas foram tiradas das gavetas. Minha saudação aos torcedores Campeões: João Serra, Stélio Vasconcellos, Edson Ribeiro, Clóvis Almeida, Gerson Serra, Marcos Dias, Manassés Rocha e outros que ainda não se manifestaram. Já em Belém, como a torcida é bem maior, saúdo o jornalista Gerson Nogueira e o médico Oftalmologista Joaquim Queiroz Júnior. Comemorem que a conquista é merecida.

Exemplo de Vida
Outra reportagem nacional que chamou a atenção foi com o jogador Vânderson, do Vitória da Bahia, atleta castanhalense que brilhou no Paysandu, passou por alguns clubes do Sul do País e é considerado pelos torcedores do Tricolor da “Boa Terra” como o verdadeiro Pit Bull do time. Só que outro fator registrado na matéria exibida no Globo Esporte referiu-se a afinidade do massagista “Tuca” com o atleta Vânderson que declarou diante das câmeras que se considera filho adotivo daquele profissional que faz parte da comissão técnica do Vitória. A amizade nasceu há alguns anos e pelo fato de Tuca ser deficiente visual, a reportagem ganhou conotação nacional. O Pai de Vânderson, o ex-jogador Carlinhos, que atuou pelo Isabelense, disse que a amizade entre seu filho e o massagista fez com que o jogador mudasse de comportamento e hoje é um dos destaques do time Baiano. Mesmo com a deficiência, Tuca faz seu trabalho com eficiência e é considerado como exemplo a ser seguido.  

Sem Apoio
Está começando o Campeonato Paraense de Futsal e o Rosário é o representante de Capanema na competição. De acordo com Edmar Carvalho, presidente Rosariano, as condições financeiras continuam sendo obstáculos para que o time participe dos jogos, pois não há apoio suficiente para que as despesas sejam cumpridas. Esse é um episódio que amplia mais uma etapa em seu capítulo e deixa a frustração para quem quer ver o Rosário participar e brilhar no Campeonato. Acredito que a melhor opção é a desistência da diretoria em tomar parte do certame, para que as dívidas não acumulem. Pobre Futsal Capanemense que não tem como sobreviver.

As chuteiras são culpadas?
Para tentar justificar as atuações ruins do time do Remo, o técnico Giba inventou desculpa esfarrapada de que as chuteiras com solado de borracha atrapalham os jogadores remistas. Essa desculpa não pode ser aceita, porque todas as equipes usam material semelhante e ninguém chegou a reclamar. Sabe-se que os gramados paraenses não oferecem boas condições de jogo quando está no período das chuvas, mas a tecnologia vem se destacando e produtos modernos fazem parte da melhor qualidade que os fabricantes implantam, na tentativa de facilitar a prática do futebol. Não vem com essa, Giba!
11 de maio é o Dia “D”
A Copa do Mundo vai começar em junho, reunindo 32 Seleções que vão lutar pelo título e os técnicos estão fechando suas listas para anunciarem os convocados. A Seleção Brasileira, dizem, já está com seu grupo definido, mas o técnico Dunga se esquiva de todas as formas para não deixar que a imprensa consiga detalhes sobre qualquer modificação na lista que ele guarda a 7 chaves. O Nome de Ronaldo Fenômeno está definitivamente fora da relação, mas especula-se que um nome novo fará parte da convocação e aí, aparecem os nomes de Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Neymar, que são os preferidos de grande parte da imprensa e até de torcedores, dentro desse raciocínio posso fazer minhas comparações e acreditar que pode ser aberta uma vaga extra, pois o atacante Adriano vai ser vigiado, até a definição dos 23 escolhidos por Dunga. 
     
Liga se Prepara
Estamos nos aproximando do meio do ano e ainda não foram definidas as datas para as realizações dos Campeonatos promovidos pela LEMC - Liga Esportiva Municipal de Capanema, no entanto, o presidente da entidade, desportista Luis Gomes, está se reunindo com os representantes dos clubes filiados para que seja definido o calendário de 2010. As categorias que fazem parte da LEMC são as de base, Máster e Primeira Divisão, sendo que no segundo semestre começa o Intermunicipal de Seleções, promovido pela FPF. E ainda tem o intervalo da Copa do Mundo. Isso significa que o calendário local vai ser imprensado e alguns certames deixem de acontecer.

Esporte nas Escolas
         Neste sábado, em Capanema, será dado o pontapé inicial para o projeto social Esporte nas Escolas, nas dependências da Academia Pit Bull. O referido projeto tem como objetivo de levar o Jiu-Jitsu à jovens carentes das comunidades. Para participar, o atleta precisa estar devidamente matriculado nas escolas. A iniciativa é do premiado atleta Ivan Pit Bull, detentor de diversos títulos de Vale Tudo, incluindo o de Campeão Brasileiro na categoria de até 70 quilos. Por sua afinidade com o esporte que destaca as artes marciais, Pit Bull apresenta um projeto social voltado para o desenvolvimento esportivo de crianças pertencentes a famílias de baixa renda. Atitude louvável que merece o apoio da sociedade capanemense.

** DE TRIVELA **
Torcedores de Remo e Paysandu não têm muito que festejar esse semestre, pelo que estão fazendo as equipes no Campeonato. >>> Equipes que estavam aguardando a definição das decisões dos jogos liberais, preferiram desistir e esquecer a competição. >>> CBF colocou Paysandu, Águia e São Raimundo no mesmo grupo da Série C e somente duas equipes seguem para a próxima fase. >>> Será Castigo?. >>> Jovens atletas do Rosário de Capanema estão fazendo testes nas equipes de base do Clube do Remo e alguns deles podem ficar no Baenão. >>> O esporte no Rádio Capanemense continua sendo destacado nas emissoras com programas específicos: Ataque & Contra-Ataque (Antena C), Esporte 105 (Educativa) e Esporte na 106 (Princesa). >>> Jogador Palha, em contato com o colunista, disse que ainda vai disputar o Máster desse ano e quer ser Campeão. >>> Ananindeua e Santa Rosa formaram boas equipes, mas não conseguiram emplacar na competição e estão de fora. >>> Rádio Atlântico de Castanhal ao comando de Marcelo Bulhões, apresenta diariamente um programa esportivo com coberturas dos fatos em destaques nos principais clubes do Estado. >>> O Programa é apresentado por Vaninho Oliveira com participação especial de Marcelo. >>> Continuo escrevendo os editoriais do programa Gastando a Bola da Rádio Clube do Pará que tem o comando de Paulo Sérgio Pinto, o repórter “Sensação”. >>> O Comentarista esportivo Eldon Saraiva está fazendo participação especial no programa Ataque & Contra-Ataque, apresentado toda segunda-feira na Antena C. >>> Vamos torcer para ele se tornar titular da Equipe Show de Bola.  >>> E fim de Papo (PV).        



Nenhum comentário