Colunas & Colunistas - Opiniões de quem está na Mídia

Atualização às 22h30m de terça-feira, 27 de abril de 2010 

Edição: Paulo Henrique e Paulo Vasconcellos.

Está chegando a hora
Falta apenas uma rodada para o final da Primeira fase do returno do Parazão e os colunistas fazem suas avaliações. Mais uma vez, Carlos Ferreira edita sua coluna e contribui com esse espaço. (PV)

Campeonato mais justo em 2011
          O dono da casa vai ser dono de toda a renda no Campeonato Paraense a partir de 2011. Nada mais justo! Cada clube vai ter lucro correspondente ao próprio apelo popular e à capacidade do estádio. Além disso, é o fim da eterna desconfiança de desvio de renda pelo anfitrião em prejuízo do visitante.
          Os clubes ainda vão se reunir para tratar da formatação e do regulamento dos campeonatos de 2011 e 2012. Mas a divisão de renda já é questão resolvida. A destinação de 100% para o dono da casa, como ocorre no Campeonato Brasileiro, é defendida por Paysandu, Remo, São Raimundo, Águia, Independente, Cametá e Castanhal, detentores da maioria de votos. O Conselho Técnico tem os 12 clubes da primeira divisão estadual. Na votação qualitativa, o campeão tem 12 votos, o vice tem 11, o terceiro tem 10 e assim sucessivamente.
          Estava marcada para hoje uma reunião preliminar do Conselho Técnico, mas foi adiada e ainda não tem a nova data. A votação que vai decidir como serão os dois próximos campeonatos só vai acontecer no segundo semestre.
 
                          Módulos bronze, prata e ouro  
          Por sugestão deste colunista, a FPF planeja dar nova denominação às fases do campeonato estadual. A 2ª divisão seria bronze, a fase classificatória da primeira divisão seria de prata e a fase principal seria o módulo de ouro.  A intenção é tornar o campeonato mais inteligível ao torcedor e dar uma certa pompa a cada etapa.
          No sistema atual, o Parazão tem apenas dois campeões: na 2ª divisão (Independente de Tucuruí conquistou o título desta temporada) e na fase principal, que está em disputa. A partir de 2011, além dos campeões de bronze e de ouro, haverá também o campeão de prata, na fase preliminar na primeira divisão, com direito a semifinal e final.
          O formato da etapa principal (ouro) não deverá mudar. É sucesso o sistema de dois turnos, com fases classificatória, semifinal e final em cada turno. Há uma corrente querendo aumentar de 8 para 10 a quantidade de clubes, o que seria um retrocesso. Certamente a proposta irá à votação e não será surpresa se for aprovada.
 
                              O que deveria mudar
           É um despropósito o limite de 10 inscrições de atletas depois da abertura do campeonato. Esse limite foi criado para conter o excesso de contratações. Começou em 3, aumentou para 5 e passou para 10. Este ano, por exemplo, nenhum clube chegou a inscrever tantos jogadores durante a competição. É um exagero/consequência que já está além do exagero/causa.
           O regulamento atual prevê que em caso de decisão extra, entre campeões de turnos, o eventual desempate dá-se nos “pênaltis”. É um critério inexplicavelmente diferente do que é usado nas decisões de turnos, onde o clube de melhor campanha tem a vantagem de dois empates. A mesma vantagem deveria prevalecer na decisão extra.
 
                Em junho, 1º Fórum Paraense do Direito Desportivo
           Numa promoção da Faculdade de Administração do Pará (FAP), com a coordenação do professor e advogado André Meira, está programado para o dia 1º de junho o 1º Fórum Paraense do Direito Desportivo. Já confirmaram participação o senador Papaleo Paes (PSDB-AP) e o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), cujas presenças serão muito importantes porque levarão para o Congresso Nacional as conclusões do evento na Carta de Belém sobre o projeto de Emenda à Lei Pelé, que está em tramitação. 
          São pontos centrais do projeto em tramitação o aumento da cláusula penal nas quebras de contrato, calculada atualmente em 100 vezes o valor do salário; o aumento da indenização pela CLT, passando de 50% para 100% dos valores futuros do contrato; e ainda a isenção dos dirigentes de qualquer responsabilidade civil sobre os atos administrativos.
          O 1º Fórum Paraense do Direito Desportivo vai permitir que profissionais do Direito, autoridades e desportistas discutam as mudanças e apresentem propostas na Carta de Belém.
 
BAIXINHAS
* Moisés vai jogar aniversariando no sábado, completando 21 anos. Certamente vai ouvir da torcida o “parabéns pra você” logo ao entrar em campo. Principal revelação e artilheiro do campeonato com 11 gols, Moisés terá mais um motivo de inspiração no dificílimo jogo contra o São Raimundo.
* Duelo Paysandu x São Raimundo tem 12 anos com 21 jogos. O retrospecto acusa 12 vitórias do Papão, 3 do Pantera e 6 empates. Só vitória serve para o time santareno no sábado. Para o time bicolor basta o empate para a classificação.
* Duelo Remo x Águia tem 11 anos com 23 jogos. São 14 vitórias do Leão Azul, 2 do time de Marabá e 7 empates. Os dois times estão classificados. O Águia já tem inclusive a vantagem do empate na semifinal. O Leão só precisa do empate para garantir a mesma vantagem.
* Na observação do goleiro reserva do Remo, Wagner Bueno, o seu colega Labilá, do São Raimundo, tem limitações nas bolas rasteiras. Foi o que disse ao atacante Marciano, orientando-o para finalizar com bola no chão no último domingo. O artilheiro remista concluiu que Bueno tinha razão.
* Com sete gols, Sandro já divide o terceiro lugar na artilharia do campeonato com o também bicolor Bruno Rangel e com o remista Helington. Nada mal para um volante, mesmo considerando-se os quatro gols de pênalti.
* Danilo constatando que está se desgastando menos na nova fase que se inicia no Remo, com maior participação dos atacantes e dos meias na marcação. Danilo não disse, mas seu esforço diminuiu também pela saída de Fabrício Carvalho, cuja vaga foi ocupada por Otacílio e conquistada por Didão.
* Giba deixou escapar que o capitão Pedro Paulo volta à zaga remista. Resta saber se no lugar de San ou de Raul. Ou será que restabelece o sistema de três zagueiros? O treino de hoje dará essa e outras respostas sobre a escalação para o confronto com o Águia.
* Como é próprio do amadorismo que prevalece na rivalidade de Remo e Paysandu, o 20º lugar do Papão no ranking das maiores torcidas do país (0,43% na pesquisa do Datafolha) só vai servir para sarro de torcedores. Pesquisas como essa são feitas para medir o valor da marca dos clubes para o mercado publicitário. Mas isso não vale no Pará.   * Aluguel do Independente para Tucuruí está prorrogado por mais um ano. Mesmo que pareça uma indecência, faz bem o campeonato estadual. Por conta própria, em Belém, o Independente é um zero à esquerda. Em Tucuruí é uma força empolgante.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário