LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.



“Igreja é santa, mas feita de pecadores”


Na sua 1ª Páscoa em Belém, Dom Taveira contou com a Sé lotada para um discurso de defesa da Igreja
 O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, aproveitou que a Catedral de Belém estava lotada para a missa solene de Páscoa para fazer um pronunciamento de apoio ao Papa Bento XVI, que tem sido acusado de ter se omitido diante de abusos contra crianças cometidos por religiosos, quando era bispo de Munique e chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, antes de ser eleito papa, em 2005.

Dom Alberto declarou que o teor da carta lida por Raniero Cantalamessa, pregador oficial do sumo pontífice da Igreja Católica, em que fazia um paralelo entre as acusações contra o papa e contra a Igreja em relação aos escândalos de pedofilia com o antissemitismo, foi mal interpretada. “Quando se lê a carta, percebemos muito bem que os trechos são bem claros, mas que houve má interpretação. A intenção não foi comparar as duas situações”, disse.

Antes de iniciar a missa solene, o arcebispo disse que a Arquidiocese de Belém pretendia manifestar o sentimento de solidariedade ao papa e que todos os cristãos necessitam de coragem para enfrentar as dificuldades e sanar as feridas. Ele destacou que a igreja é santa, mas é feita de pecadores. “Estamos aqui para ajudar os fiéis a superar todos os seus pecados”.

Dom Alberto disse ainda que, com verdade e misericórdia, a Igreja Católica, assim como todos os fiéis, farão frente a tantas manifestações contra ela. Ontem, o Colégio dos Cardeais abriu as solenidades do domingo de Páscoa no Vaticano, com mensagem de apoio ao papa Bento XVI. “Sua Santidade não está sozinha’’, disse o cardeal Angelo Sodano. “Do seu lado está o povo de Deus, que não se deixa influenciar pelos murmúrios do momento’’.

>> Sermão falou da ressurreição como símbolo de vida nova

Após o pronunciamento, Dom Alberto prosseguiu com a realização da missa solene na Sé. Durante todo o ato religioso, foi lembrada a ressurreição de Jesus Cristo, após ser crucificado e morto. O evangelho discursou sobre o momento em que Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus Cristo e viu que a pedra tinha sido retirada. “Páscoa é ressurreição, renascimento e vida nova. Precisamos renovar o amor de Cristo diariamente em nossos corações. Só assim poderemos ter coragem para enfrentar as adversidades com sabedoria e misericórdia”, disse o arcebispo.

DENÚNCIAS
Desde o início do ano, centenas de pessoas vieram a público na Alemanha dizendo que sofreram abusos por parte de padres quando eram crianças, entre as décadas de 50 e 80. O papa Bento XVI foi arcebispo de Munique entre as décadas de 70 e 80



Fonte: Portal ORM
_______________xx_____________________xx__________________ 

UFPA fará novo vestibular para vagas que sobraram


A Universidade Federal do Pará promoverá um Processo Seletivo Especial (PSE) para oferta das vagas remanescentes do PSS 2010. A decisão foi tomada durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (CONSEPE), realizada na quarta-feira, dia 31 de março.  Edital deve ser lançado ainda em Abril e as provas realizadas em maio.
Os conselheiros discutiram qual seria a melhor maneira de ofertar essas vagas, uma vez que, em alguns casos, as aulas já iniciaram e, em outros, a turma esperaria o ingresso de novos alunos. A ideia inicial era promover um novo processo seletivo para as graduações em que sobraram mais de dez vagas e ofertar as remanescentes para o Processo Seletivo à Mobilidade Interna e, posteriormente, Externa (Vestibulinho) sempre que houvesse menos de dez vagas disponíveis. No entanto, por consenso, ficou definido que todas as vagas serão ofertadas por meio de um PSE ainda no primeiro semestre de 2010, para ingresso de alunos no segundo semestre.

Das 951 vagas que não foram preenchidas no PSS 2010, 913 serão reofertadas: 91 em Abaetetuba, 138 em Altamira, 80 em Belém, 64 em Bragança, 100 em Breves, 8 em Cametá, 66 em Castanhal, 332 em Marabá e 34 em Soure. As 38 vagas não preenchidas para os cursos ofertados em Santarém não serão oferecidas novamente porque o Campus se transformou em uma instituição independente, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A previsão é que o edital do novo concurso seja publicado ainda em abril, no site www.ceps.ufpa.br e que a prova seja realizada até junho. “A avaliação será composta por uma prova objetiva e uma redação, mas outros detalhes ainda deverão ser acertados pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (COPERPS). O conteúdo programático será definido o mais breve possível, mas é sempre correspondente ao previsto pelo ensino médio”, esclarece Marlene Freitas, coordenadora da COPERPS e pró-reitoria de Ensino de Graduação.

A pró-reitora explica, ainda, que não haverá prejuízo aos estudantes que entrarão na Universidade pelo Processo Seletivo Especial. “Já estava previsto que muitas turmas extensivas iniciariam em agosto e outras, do regime intervalar, iniciariam em julho. Nos demais casos, cada Faculdade irá se responsabilizar por tomar as medidas cabíveis para não prejudicar os alunos, como a oferta de disciplinas específicas para os novos universitários, por exemplo, o que já está previsto no Regimento da Graduação da UFPA”. (Ascom/UFPA)
_______________xx______________________xx____________

Políticas de saúde é tema de curso na UFPA

Curso se destina a  pessoas interessadas nos rumos da saúde brasileira

Formação Política em Saúde é o curso que o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) promove em Belém, no período de 6 a 8 de abril, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. A iniciativa visa qualificar profissionais da área, docentes, discentes e membros de movimentos sociais sobre discussões a respeito da construção da política de saúde no Brasil.

Entre os eixos temáticos que serão abordados, estão:  A trajetória histórica da saúde no Brasil,  A política de saúde no Brasil entre 1900 e 1967; A reforma sanitária e o surgimento do SUS; Os desafios do SUS na contemporaneidade e na Amazônia Brasileira.

De acordo com o coordenador do curso,  professor Paulo Tarso, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, o grande objetivo é agregar pessoas interessadas sobre os rumos da saúde brasileira ao CEBES. O Centro existe há 30 anos e ajudou a formular as políticas de saúde vigentes até hoje no Brasil.

O curso será ministrado entre 6, 7 e 8 de abril, das 17h30 às 20h30, no Auditório Central do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, no horário das 9h às 12h. Vagas limitadas. Contatos: 3201 7662. (Ascom/ UFPA)

_______________xx_____________________xx__________________ 

H1N1: terceira fase vacinará mais de 35 milhões


O grupo apresentou o maior percentual de casos de doenças respiratórias graves
A meta da terceira fase da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína, que começou na segunda (5), é imunizar 35,1 milhões de pessoas de 20 a 29 anos.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, esse grupo apresentou o maior percentual de casos de doenças respiratórias graves provocadas pelo vírus Influenza H1N1 no ano passado: 24% do total de 44.544 casos em todo o país. Além disso, concentra 20% das mortes ocorridas no ano de 2009, de um total de 2.051.

Esta etapa vai até 23 de abril, mesmo dia em que terminará a segunda fase, destinada à imunização de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Por causa do feriado da Semana Santa, o ministério prorrogou a vacinação desse grupo, que terminaria na última sexta-feira (2).

Em Brasília, quem foi hoje (5) ao Centro de Saúde nº 8 em busca da vacina não encontrou tumulto. A advogada Lilian Miranda, de 24 anos, disse que preferiu procurar logo uma unidade de saúde para não correr o risco de ficar sem a dose.

“Nos dias anteriores, houve problemas no estoque das vacinas, por isso resolvi tomar logo. Apesar disso, percebo que a vacinação tem sido bem divulgada, inclusive fui notificada por mensagem de texto, enviada para o meu o celular pela minha operadora.”

A chefe de enfermagem do Centro de Saúde nº 8, Márcia Carneiro, afirma que o desafio desta etapa é grande, porque muitas pessoas de 20 a 29 anos podem ter dificuldade para ir a um posto de saúde no horário de atendimento.

“Essa fase é um momento difícil por conta de essa faixa etária ocupar com intensidade o mercado de trabalho em horários incompatíveis com o funcionamento dos postos. No sábado [10], faremos o dia D para atender justamente quem não pode durante a semana, mas se ainda assim a demanda for baixa faremos modificações nos horários.”

Márcia lembra que para receber a vacina é preciso ter boa saúde, não ser alérgico a ovo e não ter nenhum tipo de doença aguda. (ABr)


Fonte: Portal ORM
_______________xx_____________________xx__________________

Número de mortos nas estradas sobe 34% em 2010


PRF registrou aumento também no número de pessoas feridas em acidentes
Balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indica que ocorreram 2.355 acidentes durante o feriado de Páscoa em estradas federais em todo o País, 26% a mais que no feriadão de 2009, que teve 1.873 acidentes. De acordo com a PRF, foram 114 mortes, 34% a mais que em 2009, quando 85 morreram em acidentes.

A corporação registrou aumento também no número de pessoas feridas em acidentes nas rodovias federais: foram 1.431 na Páscoa de 2010 contra 1.144 em 2009, 25% a mais.

De acordo com o balanço da corporação, o dia com mais mortes foi o domingo, com 42 vítimas fatais em BRs. A PRF afirma que a chuva que atingiu boa parte do País foi um complicador para este dado.

Em números absolutos, Minas Gerais, onde o feriadão de Páscoa foi mais violento que o Carnaval, foi o líder: 502 acidentes, 27 mortes e 302 feridos. No número de mortes, o Estado foi seguido pelo Paraná (11), Pernambuco (8), Goiás (7) e Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará (6).

Em relação aos acidentes, o Paraná novamente aparece em segundo com 254 ocorrências, seguido por Santa Catarina (253), Rio Grande do Sul (193) e São Paulo (173).

A PRF afirma ainda que realizou mais de 28 mil testes de embriaguez, que resultaram em 673 autuações e 337 prisões em flagrante durante o feriadão.



Fonte: Portal ORM/site Terra

Nenhum comentário