LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

 Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcellos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins

 

Quatro municípios perdem recursos do Bolsa Família

Todos os meses o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos que se referem ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que devem ser aplicados exclusivamente nas ações de desenvolvimento do beneficiário do Programa Bolsa Família.
Em janeiro deste ano, um montante de R$ 24,3 milhões foi repassado pelo MDS a 5.404 municípios brasileiros, mas, por não cumprirem as regras estabelecidas pelo MDS, 160 cidades em todo o país, foram impedidas de receber o dinheiro.

REPASSE
No Pará, quatro municípios ficaram de fora e não vão receber o recurso por pelo menos seis meses. O coordenador estadual do Bolsa Família no Pará, Rodrigo Benaducci, explicou que o repasse do dinheiro é condicionado e depende de resultados que o município deve apresentar mensalmente.
 “Os municípios precisam apresentar acompanhamento na saúde, educação e na atualização cadastral dos beneficiários do programa. Quem não apresentar as metas estabelecidas pelo MDS, fica de fora do repasse”, disse.
Rodrigo Benaducci disse ainda, que essas suspensões não afetam o pagamento mensal dos benefícios das famílias atendidas pelo programa e sim os recursos que o município iria receber para gerenciar o programa, como a compra de equipamentos, contratação de funcionários, entre outros serviços. “Quem perde é o município. As famílias vão poder continuar sacando os valores nos postos de atendimento normalmente”, informou.
Segundo o coordenador do programa no Pará, os quatro municípios paraenses que ficaram sem receber os recursos do Bolsa Família não foram divulgados e podem voltar a ter o dinheiro nos próximos meses, desde que registrem índices acima de 20% da frequência escolar e da agenda de saúde dos beneficiários, melhorem a qualidade das informações cadastrais e atualizem os cadastros vencidos.

Fonte: Diário do Pará

 

"Começar de Novo" vai abrir 7 mil vagas este ano

O Programa Começar de Novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a ressocialização de presos e egressos do sistema prisional e jovens em conflito com a lei, deverá disponibilizar, até o final do ano, 7.000 vagas de trabalho e cursos de capacitação. A expectativa é do coordenador nacional do programa, juiz auxiliar da presidência do CNJ Erivaldo Ribeiro. Segundo ele, mais de 20 grandes clubes de futebol já manifestaram interesse em participar do programa.
Neste domingo (11/04), os times do São Paulo e do Santos, assinaram termo de cooperação com o CNJ para adesão ao Começar de Novo, em cerimônia realizada no salão nobre do estádio do Morumbi. O Sport Clube Corinthians também já havia assinado convênio com o CNJ, com mesmo objetivo, em março passado. "Até o final do mês, estarão oferecendo vagas para jovens em conflito com a lei, os Clubes do Goiás, Gama e Atlético Mineiro", afirmou o juiz. O Programa Começar de Novo foi criado após a realização dos mutirões carcerários, que revisam os processos dos presos e concedem os benefícios da Lei de Execução Penal.
Desde que teve início, em agosto de 2008, o mutirão carcerário já libertou 20.700 presos. "Com esta demanda, foi necessário criar um programa de ressocialização", explicou Erivaldo Ribeiro. Atualmente, o Programa Começar de Novo conta com um Portal de Oportunidades, disponível no site do CNJ, que oferece 2.916 vagas de emprego e cursos de capacitação para presos e egressos do sistema prisional.  "Devemos chegar a 7.000 até o final do ano", espera o coordenador do programa.
Parcerias - Para garantir as vagas, o CNJ assinou termos de cooperação técnica com os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Maranhão, Ceará e o Distrito Federal que, por meio de leis estaduais e decretos municipais, garantiram vagas para egressos e presos em obras públicas. O mesmo fizeram os clubes de futebol. Cada um abriu duas vagas para presos em regime semi-aberto, além de disponibilizar espaços do clube para atividades esportivas aos menores em conflito com a lei nas sedes das agremiações.
Para cadastrar uma instituição parceira é necessário entrar em contato com o Tribunal de Justiça na unidade da federação correspondente, e solicitar o contato dos Conselhos da Comunidade. Os beneficiados serão escolhidos pelas próprias instituições de acordo com as aptidões profissionais e técnicas para as vagas oferecidas.
  
Fontes: Ascom/MJ Diário do Pará
 
Quase 19 mil empregos gerados no Pará em 12 meses
Quase 19 mil empregos foram gerados em todo o Pará nos últimos 12 meses. O destaque na geração dos postos de trabalho continua sendo a Região Metropolitana e, dentro dela, a capital Belém. A constatação é do Dieese/PA (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

Após o primeiro semestre de 2009 ainda sob os efeitos da crise econômica, as oportunidades de emprego melhoraram a partir do segundo semestre do ano passado e se mantêm em alta nos primeiros meses de 2010. O estudo 'Mapa do emprego formal no Pará' mostra que em fevereiro deste ano, o Pará voltou a apresentar saldo positivo de empregos formais no comparativo entre admitidos em desligados.

No período foram 22.444 admissões contra 18.241 desligamentos, gerando um saldo positivo 4.203 empregos, com crescimento de 0,73% em relação a janeiro. Todos os setores econômicos do Estado apresentaram crescimento de empregos formais, com destaque para o setor extrativo mineral, com alta de 4,69% e saldo positivo de 546 postos de trabalho

Em seguida está a construção civil, com acréscimo de 1% e saldo positivo de 557 empregos; agropecuária, com crescimento de 0,91% e saldo positivo de 376 postos de trabalho; serviços, com crescimento de 0,84% e saldo positivo de 1.627 postos de trabalho; comércio, com crescimento de 0,52% e saldo positivo de 810 empregos. No mês, do saldo total de empregos gerados no Estado, cerca de 44,23% foi obtido na Região Metropolitana de Belém (1.859 postos de trabalho).

Municípios - Também foi analisada a geração de emprego em 51 municípios com mais de 30 mil habitantes. Nos dois primeiros meses do ano, essas cidades registraram 39.446 admissões contra 33.663 desligamentos, gerando um saldo positivo de 5.783 postos de trabalho. No mesmo período foram feitas em todo o Pará (abrangendo todos os 143 municípios) 43.340 admissões contra 37.421 desligamentos, gerando um saldo positivo de 5.883 postos de trabalho, com alta de 1,03%.

Os municípios destaques na geração de postos de trabalho foram: Marabá, com saldo positivo de 761 postos de trabalho; Ananindeua, com saldo positivo de 468 postos de trabalho; Castanhal, com geração de 343 empregos; Paragominas, com 297 postos de trabalho; Parauapebas, com 292 postos de trabalho; Santarém, com 259 postos de trabalho; Almeirim. com 252 empregos gerados; Barcarena, com 232 postos de trabalho; Igarapé-Açu, com 226 postos de trabalho; Redenção, com 202 postos de trabalho; Tailândia, com 117 postos de trabalho; e Marituba, com um saldo positivo de 83 empregos formais.

O destaque continua sendo a capital do Estado, que no comparativo entre admitidos e desligados apresentou um saldo positivo de 1.897 postos de trabalho. Este saldo corresponde a 32,25% do saldo total de postos de trabalho gerados em todo o Estado nos dois primeiros meses deste ano.
  
Em janeiro e fevereiro, do total de empregos gerados no Pará, cerca de 42% (2.470 postos de trabalho) foram na Região Metropolitana de Belém e o restante 58% (3.413 postos de trabalho) foi gerado no interior do Estado.

12 meses - De março de 2009 a fevereiro de 2010, nos 51 municípios pesquisados, foram feitas 236.216 admissões contra 217.361 desligamentos, gerando um saldo positivo de 18.855 postos de trabalho. Nos 143 municípios do Estado foram 259.528 admissões contra 240.249 desligamentos, gerando um saldo positivo de 19.279 postos de trabalho, com alta de 3,52% no emprego formal. 'Neste cruzamento de informações é possível observar a importancia  dos 51 municipios analisados no estudo, pois o saldo do emprego formal dos mesmos chega a mais de 90% do total gerado no Pará', ressalta Sena.

Segundo os dados do Dieese, a maioria dos municípios apresentou saldos positivos de empregos formais, com destaque para Belém, que no comparativo entre admitidos e desligados apresentou saldo de 8.723 postos de trabalhos. Este saldo corresponde a 45,25% do saldo total de postos de trabalho gerados em todo o Estado nos últimos 12 meses.

As estimativas do Dieese para o ano de 2010 no campo do emprego no Estado do Pará são de crescimento. 'Os dados até agora divulgados dos dois primeiros meses do ano vão nesta direção. Se este crescimento no Estado acompanhar as previsões do crescimento nacional (em torno de 5%) é possivel que a geração de postos de trabalho no final de 2010 possa chegar entre 25 mil a 30 mil empregos, com ênfase na construção civil, indústria, serviços e comércio', conclui o economista Roberto Sena.

Fonte: Redação Portal ORM 
 
Anvisa lança campanha de combate a medicamentos falsificados
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou nesta segunda-feira (12), campanha informativa de combate à falsificação de medicamentos no Brasil. O objetivo é orientar a população sobre os riscos do consumo de produtos clandestinos e divulgar  informações para que ela possa  diferenciar remédios verdadeiros de falsos.

Com o slogan 'Medicamento Verdadeiro: Você Sabe o que Está Tomando', a campanha é composta pelas seguintes peças: filme de 30 segundos para televisão, spots de rádio, cartazes, filipetas, além de cartilha voltada para policiais federais, civis e militares.

O projeto conta com o apoio da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário