SANGUE NOVO:PTB lança pré-candidatura de Fernando Yamada

Edição: Paulo Henrique e Cleoson Vilar



Segundo Joaquim Passarinho, Fernando Yamada autorizou o lançamento da pré-candidatura na última Segunda-Feira


O deputado Joaquim Passarinho (PTB) lançou da tribuna da Assembleia Legislativa a pré-candidatura do empresário Fernando Yamada ao governo do Pará. Em entrevista após o pronunciamento, Passarinho contou que fez o lançamento autorizado por Yamada que seria o nome da tão falada terceira via, uma candidatura alternativa ao PT de Ana Júlia Carepa e ao PSDB de Simão Jatene. Até agora, eles eram os únicos pré-candidatos oficiais ao governo.
Apesar do lançamento do nome de Yamada, Passarinho admite que o melhor nome para encabeçar essa terceira via seria o do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), reunindo o PTB com Yamada, como candidato a vice ou ao Senado, e buscando aglutinar também o PR de Anivaldo Vale. “A nossa ideia é juntar outras forças e, para isso, estamos apresentando o nome de um empresário bem-sucedido, com bom trânsito em todos os partidos, mas é óbvio que essa candidatura não depende apenas do PTB. Não lançaríamos um candidato sozinhos”, diz Passarinho. O convite para Yamada foi feito na semana passada pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa. Na ocasião, o empresário que comanda um dos maio-res grupos de varejo do Estado (com 60 anos de atuação no Pará) disse que pensaria no assunto. Na segunda-feira, em conversa com Passarinho, Yamada autorizou o lançamento da pré-candidatura.
Por enquanto, ressaltou o deputado, é apenas um nome a ser testado. “Ele (Fernando) está gostando da ideia”, disse Passarinho. Yamada não atendeu aos telefonemas da reportagem para comentar o assunto.

ALIANÇA
A ideia do PTB é atrair para a aliança o PMDB, hoje o maior partido da base aliada do governo Ana Júlia, mas que tem dado sucessivos indícios de que estaria próximo ao rompimento definitivo.
Nesse caso, Jader seria o nome preferencial da terceira via ao governo. “Caso o deputado (Jader) não queira sair ao governo, achamos que o Fernando seria um bom nome. Seria uma novidade na política, uma pessoa que não sofreu desgastes”, defende o petebista. Yamada é filiado ao PTB há mais de dez anos, mas, de acordo com pessoas próximas, vinha resistindo a uma candidatura, o que agora parece ter mudado.
Uma das dificuldades da terceira via é que todos os partidos que a comporiam integram a base aliada do governo federal e estão comprometidos com a candidata petista Dilma Rousseff. “Há um receio em relação ao palanque da Dilma, mas no caso de uma terceira via não iríamos para a oposição (não coligariam com o PSDB) e teríamos uma opção pelo menos no 1º turno”, explica o deputado.





Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário