AGORA É PRA VALER: Eslon e Maneschy participam de Audiência Pública e Campus da UFPA toma novos rumos

Edição: Paulo Henrique e Celene Vasconcellos.
Fotos: Campus da UFPA/Capanema


Texto: Paulo Vasconcellos

 
         O dia 30 de março está marcado na história do município de Capanema que alem de comemorar o seu centenário, recebe de forma antecipada, obras importantes e uma delas diz respeito aos melhoramentos na estrutura física do Campus da UFPA, definitivamente consolidado, alem dos novos cursos que serão ofertados os estudantes que desejam seguir carreira acadêmica em uma instituição pública que agora toma rumos diferentes em se tratando de evolução.
Em outras ocasiões, dirigentes da UFPA estiveram em Capanema e em meio a encontros programados, anunciaram a transformação do Núcleo em Campus, mas não houve definição, talvez por falta de maior compromisso político. Entretanto, as esperanças nunca se esgotaram e a população teve paciência suficiente, até quando o compromisso entre o município e a Universidade teve desfecho vitorioso. Para que isso acontecesse, houve empenho do atual prefeito Eslon Martins que se juntou a sociedade civil, aos políticos de sua base aliada e aos próceres da UFPA, formando um grupo de forças até tudo ficar decidido. Em outras ocasiões, houve a presença de dirigentes da Universidade, mas o projeto emperrou e nada foi concretizado. A luta começou desde o primeiro mandato do então prefeito Jorge Costa com a construção do complexo do Núcleo Universitário situado na Avenida Barão de Capanema. Depois veio o governo de Chico Neto e apenas os cursos foram mantidos, sendo que a parte física continuou com os mesmos espaços de quando iniciou. Quando de sua passagem pela Câmara Federal, o então deputado Jorge Costa alocou recursos para a construção do Campus e em seguida, já como prefeito novamente eleito, escolheu o local e começou a construção de salas e departamentos, para futuro funcionamento do tão sonhado Campus. O Reitor da UFPA, Alex Fiúza de Melo esteve em Capanema visitando as instalações e de acordo com as avaliações técnicas, foi verificada a necessidade de adaptações no prédio.


         Levamos em consideração que a instalação do Campus da UFPA em Capanema é considerada como obra construída em etapas e a prova disto pode ser constatada por quem acompanha as intenções. No governo Alexandre Buchacra, eis que novamente o assunto voltou a ser comentado e o Campus da UFPA passou a ser a cobiça dos munícipes, sobretudo aqueles que intencionalmente queriam ver a implantação de cursos oferecidos para a comunidade. O Reitor novamente esteve aqui e na presença de muita gente, assinou termo de parceria juntamente com o gestor do município, Alexandre Buchacra, prefeito a época.
Considerando que a Indústria da Educação Superior entrou na lista das prioridades, precisaria que várias mãos se juntassem e assinassem documentos que comprometessem a confirmação da transformação do Núcleo em Campus, pois já se somavam vários anos de espera. Foram mobilizados tambem, representantes de entidades, associações de bairros, professores, estudantes, representantes de famílias que precisam usar o ensino público como alternativa para a firmação de seus entes e enfim, a somatória de intenções representa a importância que uma Universidade Pública tem para Capanema e para servir outros municípios que tambem precisam superiorizar   e qualificar melhor uma legião de pessoas com vontades mútuas de se tornarem profissionais liberais.

A condição de ser universitário pode ser considerada sacrificante para alguns, no entanto, fazer esforços significa adquirir condições para inicio e fim de um curso escolhido por cada pretendente. Passaram-se alguns anos e o processo de transformação continuou apenas no papel, ressurgindo novos acenos a partir do ano de 2009 e novamente aparece o Município como beneficiário, formando corrente com a UFPA, esta na qualidade de fornecedora da qualificação aos acadêmicos. No dia 28 de maio de 2009, já no governo do prefeito Eslon Martins, foi sacramentada a transformação definitiva do Campus/Capanema, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Associação Nassau e daí então, os passos começaram a ser seguidos, rumo ao desfecho final. O então Reitor Alex Fiúza, mesmo em final de mandato, assegurou que os compromissos pertinentes a universidade seriam cumpridos, e dentro de algum tempo os cursos seriam implantados gradativamente.

O prefeito Eslon Martins, por sua vez, demonstrou sua euforia e conseguiu mobilizar novamente seu grupo político e festejou o momento considerado por ele como grande vitória. Os tramites legais foram acontecendo e para que a UFPA se tornasse realidade em Capanema, o município precisou atender com a parte burocrática, sendo que o primeiro passo foi a doação do terreno onde está situado o Campus e outras providências. A partir de janeiro de 2010 o assunto Campus da UFPA voltou a ser notícia e no dia 30 de março, no Plenário da Câmara de Vereadores, aconteceu a Audiência Pública, onde o prefeito se reuniu com o Reitor, foram apresentadas as planilhas com pontuações das ações que serão feitas. Integrantes da comunidade participaram do debate e ouviram dos dois representantes, o SIM que representa o compromisso de dar ao Campus o atendimento necessário para seu funcionamento em definitivo, não havendo qualquer possibilidade de retrocesso nesse procedimento. Foi um momento impar em que o prefeito declarou sua satisfação e a comunidade recebeu com alegria o avanço que o Ensino Superior de Capanema está tendo a partir de agora. (PV).


Capanema 100 anos: Patrimônio de todos nós.

Nenhum comentário