Toque de Primeira - O que dizem os Crônistas Esportivos.


Atualizado às 18h de Quarta-Feira, 21/04/2010

Edição: Paulo Henrique e Paulo Vasconcellos. 

Ayrton Senna venceu sua primeira corrida na F1 há 25 anos. Ele foi genial ou a mídia superestimou o piloto?

Por Milton Neves (Apresentador da BAND)

Em 21 de abril de 1985, Ayrton Senna venceu sua primeira corrida na Fórmula 1.
Foi no Grande Prêmio de Portugal, disputado no circuito de Estoril, pilotando a Lotus-Renault-turbo preta e dourada.
Ele largou na pole e venceu “com um pé nas costas”, sob intensa chuva, sua maior especialidade.
Talvez nenhum piloto tenha sido tão bom quanto ele em voltas rápidas (principalmente nos treinos) e também com pista molhada.
Os críticos (e há criticos para Senna), dizem que ele foi o “Campeão da McLaren-Honda-turbo”, pois seus três títulos (1988, 1990 e 1991) foram conquistados pelo carro inglês com o motor nipônico.
Os “Piquetistas”, por exemplo, argumentam que Nelson, também tricampeão, ganhou com três motores diferentes (Ford-aspirado, BMW-turbo e Honda-turbo), em duas equipes diferentes (Brabham em 1981 e em 1983 e Williams em 1987).
Prost foi tetracampeão e Schumacher foi heptacampeão. E ainda há Emerson Fittipaldi, Jim Clark, Niki Lauda e o incrível Juan Manuel Fangio, entre outros.

Papão quase perdeu Moisés por débitos   
Por Carlos Ferreira (Comentarista da TV Libera/ORMl)
A falta de pagamentos de FGTS e INSS quase custou ao Paysandu o vínculo federativo de Moisés, que o próprio clube estipulou em R$ 2 milhões. Um advogado já tratava do processo quando o diretor Roger Aguillera foi avisado e às pressas mandou quitar os débitos. Sem o aviso e a providência, ocorridos há um mês, o artilheiro do campeonato estadual já teria sido desvinculado na Justiça Trabalhista. Ouvido pelo colunista, Aguillera confirmou a informação.
O fato serve de alerta. O Papão precisa verificar as contas de FGTS e INSS dos demais jogadores para não ser punido com perda de vínculo e multas, como aconteceu em 2007 quando Rodrigo Felix se desligou do clube e hoje faz carreira internacional, sendo artilheiro no Golfo Pérsico pelo Bahrain Club, do Bahrein. O Remo é recordista. Já perdeu o vínculo de 14 jogadores em 12 anos da Lei Pelé, por atraso de salários, FGTS e INSS. 

O Vasco e o mercado

Por Alex Escobar (Apresentador do Globo Esporte)

Atenção, mercado do futebol!
Olha a promoção!
O Vasco está colocando alguns jogadores de seu elenco na prateleira. São boas oportunidades.
O zagueiro Gustavo realmente foi mal quando teve chance, mas é bom jogador e pode dar certo em outro clube. Eu nem o dispensaria.
O Gian está sendo negociado com o São Caetano. Bom para o Vasco ( ele é reserva ), para o São Caetano ( é bom jogador ) e para o Gian ( pode jogar mais ).
Ernani não acertou no Vasco. Não conseguiu mostrar as qualidades que o levaram ao clube. Não acertou uma cobrança de falta, por exemplo.
Robinho tem potencial. É veloz e habilidoso. Se colocar a cabeça no lugar, dá caldo.
E o Fumagalli é pretendido pelo Coritiba. O Vasco quer o Ariel em troca. O Coxa aceitaria isso?

Neymar e Ganso na Seleção??? Podem esquecer!
Por Neto (Comentarista da BAND) 
Muita gente está se iludindo com a convocação do Dunga achando que algum dos moleques da Vila será convocado. Que nada! Isso é conversa pra boi dormir. Bem que eu também queria um cara como o Ganso na África. Mas o técnico da Seleção já está com o time dele em mente. Não vai mudar do dia para a noite. Inclusive, se não me engano, já até declarou que sua lista definitiva não terá nenhuma novidade.
Acabou aquele tempo em que apenas os melhores integravam a Seleção Brasileira. Hoje em dia o elenco é formado pelos jogadores da confiança do treinador. Independente de qualquer condição técnica (vide Ronaldinho Gaúcho). É só pensar que o Felipe Melo, em péssima fase na Juventus, será convocado. O Gilberto Silva, que já não marca mais ninguém, será o capitão na Copa. Isso sem contar o Doni, banco na Roma, Josué no Wolfsburg, entre outros. É brincadeira, né?

Giba muda esquema para enfrentar Mundico

Por Gerson Nogueira (Colunista do Diário do Pará)

Depois da polêmica em torno das chuteiras de trava de borracha, o técnico Giba comandou no campo do Ceju treino do Remo para o jogo de domingo contra o S. Raimundo usando o sistema 4-5-1, variação do 4-4-2 elegendo Landu como único atacante fixo em função da confirmada ausência do artilheiro Marciano, que voltou a sentir dores na perna.
Apesar de algumas dúvidas no meio-campo, a provável escalação remista é a seguinte: Adriano; Levy, Raul, San e Marlon; Danilo, Didão, Otacílio, Gian e Samir; Landu. O técnico estará na Curuzu, nesta quarta-feira à tarde, para ver o S. Raimundo jogar contra o Ananindeua.


BOTAFOGO FAZ PROPOSTA A JOEL
Por Deni Menezes (Repórter da Rádio Globo – RJ)
O presidente Maurício Assumpção está empenhado com muito interesse na permanência de Joel Santana e antecipou ontem que o Botafogo vai fazer proposta de 50 por cento de aumento para que o técnico renove o contrato. Ele disse que o acordo entre o clube e o técnico é até o final do ano, mas ficou apalavrado que as partes poderiam abrir mão do compromisso, no final de maio, sem o pagamento de multa.
- Julgo desnecessário dizer que o Botafogo quer que ele continue.
O presidente se diz tranquilo com relação à permanência do técnico, principalmente por saber que está lidando com uma pessoa de palavra:
- A conduta do Joel, desde que conversamos pela primeira vez para que ele viesse treinar o Botafogo, sempre foi muito correta. Tudo o que combinou, ele cumpriu. É um senhor profissional.
Maurício Assumpção voltou a pedir que a torcida do Botafogo prestigie a festa do próximo domingo, no Engenhão, onde os jogadores receberão as faixas de campeões cariocas, antes do amistoso com o Corinthians, o time de melhor aproveitamento na Libertadores:
- O Botafogo reduziu o preço do ingresso (10 reais) precisamente para que a torcida compareça e ajude no colorido da festa, que é muito dela pelo apoio que deu ao time durante todo o campeonato.
  • Antonio Carlos brincou ontem com Joel Santana dizendo que ele não pode sair: “É o nosso técnico, o nosso paizão. Se sair vai ter que passar no corredor e levar umas palmadas, como ele fazia com quem se atrasasse nos treinos”.
  • Herrera comentou ontem sobre a Copa do Mundo: “O grupo da Argentina é difícil, mas dá para conseguir bem a classificação”. Os argentinos estão no Grupo B, com Nigéria, Grécia e Coreia do Sul.
  • Loco Abreu, que fez o gol do título, considera que o Uruguai estará bem na Copa: “Não vai ser fácil, mas nossa seleção conseguirá passar de fase”. Os uruguaios estrearão com a França e depois jogarão com África do Sul e México.
  • Liberados depois da conquista do título, os jogadores do Botafogo terão que se reapresentar amanhã para dois dias de treinamento para o amistoso de domingo com o Corinthians. Sábado só haverá um treino recreativo.

Nenhum comentário