COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique e Celene Vasconcellos.



UFPA pra frente
O dia 30 de março está marcado na história do centenário município de Capanema, como um dos mais importantes, pois a prefeitura do município e a Universidade Federal do Pará, em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, debateram com integrantes da comunidade e apresentaram seus projetos de consolidação do Campus/Capanema, que vai oferecer cursos e a realização de um PSS Especial para que em 2011, comece a nova fase do ensino superior para estudantes de toda a Região. A audiência foi comandada pelo prefeito Eslon Marins e pelo Reitor Carlos Maneschy. Mais detalhes sobre esse encontro você vai ler no blog do PV e no link de notícias aqui do Portal.


Leitores interagem com o colunista
Dois internautas interagiram através do Mural do Portal Capanema, solicitando mais detalhes sobre a implantação da UFRA em Capanema. Realmente as notícias da evolução do Ensino Superior em nosso município precisam ser divulgadas e até badaladas. Para atender as solicitações dos internautas: Observador e João Felipe, consultei a Secretária de Educação, Professora Liduina Cruz que confirmou a Instalação da UFRA em Capanema, pois o prefeito Eslon e o Reitor Sueo Numazawa, assinaram a Carta de Intenções, sendo que no próximo dia 26 de abril, está marcada a realização de Audiência Pública para a consolidação da instalação da conceituada Universidade Ruralista.


 Ambulância em Tauari
Depois de algum tempo de espera, os moradores de Tauari já podem contar com o atendimento na área de saúde pública, pois na quinta-feira (25), o prefeito Eslon Martins participou de evento realizado no Posto de Saúde do Distrito, quando entregou uma ambulância, totalmente reformada e equipada para atender aos casos emergenciais naquela comunidade. Houve manifestação de agradecimento por parte dos moradores e agora o veículo está à disposição.


Empréstimos consignados
Eis que volta aos noticiários locais, um assunto que preocupa, pelo fato de que elementos inescrupulosos estarem se passando por funcionários do INSS, visitando pessoas aposentadas e pensionistas, principalmente com suas idades avançadas, para aplicarem golpes. O infrator chega as residências chamando pelo nome do morador, dizendo a ele que existe um saldo residual de salário em seu favor, na conta do Instituto. Ao alongar a conversa, pede a provável vítima, seus documentos pessoais para que sejam feitas averiguações e ao sinalizar positivamente que tem valores acumulados em favor do aposentado, o infrator coleta assinaturas em folhas de papel em branco e daí em diante começa a processar empréstimos que serão pagos pelas vítimas.





Alertas e precauções
As orientações dos funcionários do INSS, são para que ninguém entregue documentos que comprovem ser beneficiário a estranhos, pois o Instituto não destina qualquer serviço em domicílios, a não ser em casos extremamente necessários. Continuando as orientações, quando a pessoa sentir que esta sendo lesada, acione a polícia porque se trata de fraude. Em reportagem publicada pelo SBT local, pessoas disseram ter entregado cópias de documento e assinado folhas de papel em branco. O delegado Samuel Alencar disse que já foram feitos vários registros de ocorrências sobre essa fraude e também fez seu alerta para que os infratores sejam denunciados.



Paixão de Cristo

Os ensaios da consagrada peça teatral Paixão de Cristo estão na reta final, com os atores ajustando os últimos detalhes do texto, assim como na originalidade das cenas. Os ensaios estão intensos e todos esperam uma grande apresentação a exemplo do que aconteceu nos 19 anos anteriores. A Peça será apresentada nos dias 1 e 2 de abril, no ginásio do Clube Nassau, devidamente adaptado para ser palco do cenário construído pelos integrantes do ELCAP, entidade cultural que coordena o espetáculo.


Profissionais da Imprensa
Para que sejam tratados assuntos relacionados ao serviço destinado pelos órgãos de imprensa que atuam em Capanema, está sendo formada uma Associação composta pelos profissionais que atuam em todos os meios de comunicação, como forma de fortalecer a classe e para a formação de um elo mais consistente de ligação entre os dirigentes, os integrantes da comunicação, os poderes e a comunidade. Essa é uma iniciativa louvável que merece destaque, pois a imprensa capanemense cresce a cada ano que passa e os profissionais que nela desempenham suas funções, vivem a expectativa de formarem um grupo forte para discutirem as questões associativistas. Os diretores dos meios estão se reunindo para a formação do corpo administrativo da associação e depois de ser constituída a legalização estatutária, começam as filiações dos demais associados.


Semana Santa

O período da quaresma está chegando a sua fase final com as celebrações na igreja matriz e nas comunidades, com o cumprimento da via sacra. Até a sexta-feira Santa, os católicos ainda vão participar de vários encontros e o domingo de ramos dá o início da Semana Santa.


Miss Pará 2010
O mais tradicional evento da beleza da mulher aconteceu em Belém, quinta-feira (25), no Salão Nobre da Assembleia Paraense. O Concurso Miss Pará 2010 reuniu belas jovens de 25 municípios, destacando glamour que representa a coroação da mais bela paraense que vai defender  o Estado no Concurso Miss Brasil. O município de Capanema, foi representado pela jovem Jeicilene Borcen, que depois das apresentações com os trajes que o regulamento define, ficou entre as 12 classificadas, não conseguindo figurar na etapa das semifinalistas. A grande vencedora do Concurso Miss Pará 2010 foi Salcy Lima que representou o município de São Caetano de Odivelas.


Capanema, tradição na beleza feminina

O Miss Pará tem no município de Capanema um referencial na história do centenário, pois já conquistaram a coroa de mais bela paraense, 5 representantes da “terra do cimento”. Tudo começou na década de 1970 quando a capanemense Erinete Menezes Costa ganhou o título de Miss Pará e daí em diante as conquistas foram se alternando até o ano de 1998, quando Gleicy Menezes foi a grande vencedora. Antes de Erinete e Gleicy, outras 3 capanemenses ostentam o título de Miss Pará, que são elas: Delmira Teixeira, Gilcélia Lima e Mônica Damasceno. Mesmo não conseguindo conquistar a coroa, o município de Capanema esteve representado no Miss Pará 2010, marcando a tradição da beleza da mulher e as comemorações do centenário que começa a ser comentado em todos os meios possíveis.


Rio Capanema
A escassez de chuva faz a paisagem do leito e das margens do Rio Capanema, servirem para desfiles desenfreados de urubus. É lamentável a situação, mas corre nas poucas águas do rio, resíduos apodrecidos que chamam a atenção dos animais famintos e o mau cheiro vem causando insatisfação aos moradores das proximidades e a quem precisa cruzar para o município de Peixe-Boi em velocidade reduzida, quando estiver em qualquer tipo de veículo. A Secretaria de Meio Ambiente precisa agir, pois as reclamações são constantes.


Não apresentação
Uma das razões que foram alvo de comentários em Capanema diz respeito a não apresentação da candidata que representou o município no concurso Miss Pará. Geralmente quando há a participação de uma candidata nesse evento, os coordenadores realizam encontros para que ela seja apresentada à sociedade e a partir de então, começarem a ser formadas as caravanas compostas por torcedores e reforçados os incentivos, sendo essa a melhor opção para que Capanema volte a conquistar títulos que fazem parte da história do seu centenário.


Festival do Vinho
Neste Domingo, dia 4 de abril, acontece no Clube Nassau a 20ª edição do Festival do Vinho promoção do Rotary Club de Capanema. É uma festa tradicional que tem por finalidade angariar fundos para destinação de atividades sociais do Rotary em seus 40 anos de existência. Todos os sócios do Clube estão trabalhando nas vendas das canecas a preços populares, apenas R$10,00. O Festival do Vinho representa o retorno das festas, após o período da quaresma e a expectativa é a presença grandiosa do público que sempre atendeu e prestigiou o evento.


Páscoa e Chocolate
Estamos em plena Semana Santa e todas as atenções se voltam para as celebrações da igreja Católica, tanto na Matriz quanto nas capelas dos bairros. A programação consta de missas e encenações de quadros vivos pelas ruas da cidade, mas o comércio vive momento de maior fluxo de vendas dos produtos de Páscoa a base de chocolate. A tradição dos ovos de Páscoa simbolizam as comemorações e o encerramento da Semana Santa e Capanema tem essas tradições que são mantidas pela maioria dos moradores.


Missão no Timor Leste

A missão de evangelizar faz parte do convívio dos religiosos de todas as classes e Madre Vilani Moreira, depois de cumprir seu compromisso de liderar a Congregação das Preciosinas em todo o Mundo, já está em seu novo local de trabalho, designada para atuar como missionária no Timor Leste. Em Capanema a religiosa foi homenageada com Missa em Ação de Graça na Igreja Matriz, oportunidade em que comemorou seu aniversário ao lado de parentes e amigos.    


Gasoduto Brasileiro
Mesmo tendo acontecido em outra região do País, no Estado da Bahia, vale a pena registrar essa mensagem que recebi por email do capanemense João Viana, que está desempenhando serviços por lá. Afirma João, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou semana passada em Itabuna/BA, o gasoduto do gasene que é a integração do Sudeste com o Nordeste. Com 1.387km e 28 polegadas de diâmetro este é o maior gasoduto interno do País, perdendo somente para o Gasbol, que liga a Bolívia ao Brasil. Uma multidão se formou desde as primeiras horas do dia na expectativa de ver o presidente, fato que confirma a sua popularidade.

Nenhum comentário