Caravanas de estudantes participam da XX Feira Pan Amazônica do Livro


A XX Feira Pan-Amazônica do Livro receberá muitas caravanas de  estudantes do interior do Estado que chegam das escolas públicas e particulares para apresentar trabalhos, participar das programações ou apenas visitar os estandes e adquirir os lançamentos literários. Nesta segunda-feira, 30, uma caravana vinda do município de Irituia, no nordeste do estado, trouxe 30 alunos e 30 professores e técnicos pedagógicos da Escola Estadual Professora Maria da Conceição Malheiros, do município. A caravana saiu de Irituia às 06h30 da manhã em dois ônibus e chegou no Hangar, por volta das 10 horas da manhã.
Herllenilson Farias de Oliveira, 15 anos, cursa o primeiro ano do ensino médio e participou pela primeira vez da Feira do Livro e ficou impressionado. Para o aluno, o que  mais chamou a atenção foi o projeto “Xadrez na escola”, no estande da Seduc. “Eu jogo desde criança e nunca perdi uma partida na minha vida”, comentou.
A aluna do terceiro ano do ensino médio Débora Reis Cordeiro, 16 anos, irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este ano, para ingressar no curso de Psicologia. Ela aproveitou a visita na Feira para adquirir várias obras técnicas na área. “É uma variedade enorme de livros. Fica difícil escolher. Comprei tudo o que pude”, explicou.
A secretária escolar, Marinalva Cabral, aproveitou a vinda para a XX Feira Pan-Amazônica do Livro e o seu Credlivro para comprar obras literárias para toda sua família. O mais presenteado foi o filho que é doutorando em Biologia. “Comprei presentes para os filhos, para os sobrinhos, para todo mundo”, disse.
Vigia – O estande da Seduc que recebe diariamente vários grupos de estudantes das escolas da capital e do interior, as programações já estão fechadas e a expectativa é que dez escolas de ensino técnico do Estado do Pará apresentem 16 projetos sobre ciência, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade. Nessa leva, estão os estudantes que se deslocarão dos municípios de Santa Izabel, Cametá, Vigia, Tailândia e Monte Alegre.
Os estudantes terão uma hora de apresentação, no estande da Seduc, das 13h30 às 14h30, para mostrar aos visitantes da Feira o resultado do levantamento socioeconômico, histórico, geográfico e urbano que fizeram em maio de 2015 nas principais comunidades de Vigia.
O levantamento resultou num vasto material que inclui registro fotográfico, produção de vídeo, acervo bibliográfico, imagens de satélites, mapas municipais e registros cartográficos sobre a vida das comunidades do Maracajá e suas florestas primárias, Porto Saulo, como ponto histórico de refúgio dos cabanos; Santa Maria do Guarimã, que abriga uma igreja de pedra ainda pouco conhecida e Santa Rosa, onde a atração principal é um famoso balneário.
Tailândia – A caravana de Tailândia deve desembarcar na Feira do Livro com três grupos de 15 alunos, no total, mais os professores dos cursos de Segurança do Trabalho, Agropecuária e Floresta. Os alunos já tiveram a experiência de visitar a feira nos anos anteriores, mas será a primeira vez que divulgarão os trabalhos que fizeram sobre primeiros socorros na escola com o uso de um boneco confeccionado de material reciclado, o passo a passo para a construção da compostagem orgânica e latões de óleo utilizados para fabricação de latas de lixo para reciclagem. A apresentação será das 15h às 16h do dia 01 de junho, no estande da Seduc.


Edição: Roberto Lisboa
Texto: Márcio Flexa  
Colaboração de Julie Rocha 
Foto: Rodolfo Oliveira
Fonte: Ascom Feira do Livro

Nenhum comentário