Seminário discute a colonização portuguesa na Amazônia nos 400 anos de Belém

O ano de 2016 é de comemorações, para a Feira Pan-Amazônica do Livro, que está na sua vigésima edição, e para a nossa capital, que completa 400 anos. Pensando nisso as programações da Feira também estão homenageando o aniversário da cidade. O Seminário Belém 400 anos está trazendo, por meio de mesas de debates, discussões sobre a história e a atualidade da cidade de Belém, sua cultura e produção artística.
Neste domingo (29), foi realizada a segunda parte dessa programação, com a Mesa “Amazônia Portuguesa: 400 anos”. Tratando principalmente da colonização portuguesa com foco na evangelização Franciscana e Jesuíta na cidade de Belém, essa programação debateu sobre o passado da cidade e como essas missões evangelísticas colaboraram para a colonização na região. Os debatedores foram Maria Adelina, Magda Ricci e José Junior, três nomes de peso nos estudos dessa área da história luso-brasileira.
“A mesa tenta fazer um apanhado da história da Amazônia nos 400 anos”, explica João. Professor da Universidade Federal do Pará desde 1991 sua área de estudos é diretamente relacionada ao tema do debate.  “Minha tese de doutorado tem como foco a atuação da missão dos Jesuítas no Grão-Pará e a expulsão deles a partir de uma mudança na política de colonização na Amazônia”, conta.
O estudante de história Luis Camilo veio à Feira justamente para participar do Seminário. “Eu aprendi tanto nesse seminário, a Maria, por exemplo, explicou como a colonização religiosa influenciou a nossa visão da cidade, como os Franciscanos influenciaram na nossa cultura e até na nossa arquitetura. Falar disso nos 400 anos de Belém é mostrar a nossa história de um jeito diferente”, explica o estudante. Maria Adelina, professora e pesquisadora da Universidade de Lisboa em Portugal, fez sua exposição na relação entre a missão Franciscana e a colonização.
O Seminário Belém 400 Anos é uma programação que irá ser realizada ao longo dos próximos dias da Feira e ainda irá tratar de assuntos como a arquitetura, o cenário indígena e a literatura em Belém. Confira a programação:
Segunda 30/05:
15h às 16h50 Mesa – Belém no século XVII – Da Feliz Lusitânia à capital do Grão – Pará
17h às 19h Mesa – Arquitetura, arqueologia e patrimônio nos 400 anos de Belém
Terça 31/05:
15h às 16h30 Mesa – Pensar os 400 anos de Belém nas Artes
16h30 às  18h Mesa – Comidas e bebidas de ontem e de hoje
Quarta 01/06:
15h às 16h30 Mesa – Cenários da Literatura em Belém
16h30 às 18h Mesa – A Amazônia indígena: Passado, presente, futuro?


Edição: Roberto Lisboa
Texto: Isabela Quirino 
Foto: Rodolfo Oliveira
Fonte:
Ascom Feira do Livro

Nenhum comentário