História do maior cientista do Pará é contada através de novela gráfica na favela

Em celebração ao centenário de morte do médico Gaspar Vianna, em 15 de junho de 2014, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna lançou neste domingo (29), na XX Feira Pan-Amazônica, a novela gráfica (graphic novel) “Gaspar Vianna – O legado de um herói”.
Para contar a história do maior cientista do Pará, que é considerado um mártir da ciência e um benfeitor da humanidade por conta de sua descoberta da cura da leishmaniose cutâneo-mucosa, a Instituição pública convidou dois paraenses reconhecidos internacionalmente: o roteirista e arte-finalizador Ruy José e o desenhista Joe Bennet.
Sob a coordenação de uma comissão técnica, montada especialmente para elaborar as homenagens alusivas ao centenário de morte do médico, e supervisão técnica do jornalista Felipe Gillet, que pertence ao quadro de profissionais do hospital, o trabalho retrata a vida de Gaspar Vianna, a partir da narrativa de um personagem inusitado: a morte.
“A história em quadrinhos foi um verdadeiro desafio ao talento do desenhista Joe Bennett, que é paraense e há 20 anos desenha super-heróis para as editoras americanas DC Comics e Marvel. O roteiro e a arte-final coube a Ruy José, com trabalhos também publicados fora do país, e que atuou ainda como o coordenador de produção da revista, sendo de fundamental importância para o sucesso da nova gráfica”, relata Felipe Gillet.
O jornalista, juntamente com Joe Bennet e Ruy José, estiveram presentes no Hangar para um bate-papo com o público. Eles falaram do processo criativo para a elaboração da revista e contaram como foi convencer a comissão técnica do hospital a aceitar a ideia do projeto. A primeira a se render à história foi a diretora-presidente da Fundação, Ana Lydia Cabeça, em seguida veio a comissão, presidida pelo médico Habib Fraiha Neto, que também é o maior conhecedor de Gaspar Vianna no Brasil.
“Conseguimos mostrar que esta era uma forma interessante de chamar atenção do público para Gaspar Vianna. Fazer uma graphic novel sobre o assunto despertaria nos jovens o interesse pelo legado do médico”, explica Joe Bennet
Gaspar Vianna nasceu em 11 de maio de 1885 na capital paraense, ingressando na faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1904. Ele teve uma morte precoce, ao realizar a autopsia de um caso de tuberculose pulmonar.


Edição: Roberto Lisboa
Texto: Claudia Aguilla
Foto: Rodolfo Oliveira
Fonte: Ascom Feira do Livro

Nenhum comentário