Programa revisita as mostras 'Orgânicos' e 'Antes do Fim', de Luciana Magno e Paula Sampaio


A exposição “Orgânicos”, da artista visual Luciana Magno, e a fotoinstalação “Antes do Fim: itinerário de reinvenções”, da fotógrafa Paula Sampaio, participam da “FCP.Continuum”, programa que reapresenta projetos premiados em editais de fomento da Fundação Cultural do Pará (FCP). As mostras estão abertas à visitação pública até 6 de setembro, na Galeria Ruy Meira da Casa das Artes, das 9 às 18 horas.  A entrada é franca.
Paraense radicada em São Paulo, Luciana Magno apresenta a série “Orgânicos”, na qual performances da artista registradas em vídeo apresentam o corpo como elemento da natureza, em mimetismo à paisagem e aos cenários. Luciana é doutoranda em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP). Sob a curadoria de Pablo Mufarrej, a exposição foi contemplada pelo Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2013, da FCP, e recebeu prêmios e seleções para mostras nacionais e internacionais.
"O FCP. Continuum é uma tentativa de dar continuidade ao prêmio que possibilitou a alguns artistas ter visibilidade através do trabalho produzido. No ano que realizei 'Orgânicos', com essa bolsa, pude viajar para vários lugares do Pará de barco e de avião, que era um projeto que eu já fazia de forma tímida, por falta de recursos", conta Luciana. "Orgânicos" está à mostra na sala 2 da galeria.
Obra de Luciana Magno em exposição na mostra FCP ContinuumObra de Luciana Magno em exposição na mostra FCP Continuum (Luciana Magno)
Já a instalação fotográfIca “Antes do Fim” é fruto de uma pesquisa da fotojornalista Paula Sampaio, projeto contemplado pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística 2018. O trabalho é um desdobramento da dissertação de mestrado, em que a artista registrou o cotidiano de trabalhadores migrantes que atuam às margens das rodovias Transamazônica e Belém-Brasília. A proposta da montagem é dividir com o público a experiência da fotógrafa ao se deparar com a perda/transformação de uma parte de seu arquivo que, atingido pela ação do tempo, começa a se deteriorar.
Com curadoria de Melissa Barbery, a fotoinstalação apresenta o encontro afetivo da autora com esse arquivo, apresenta traços de deterioração impostos pela ação do tempo. “Esse é um esforço para não deixar que se percam evidências históricas e sentimentais, materializadas em fotografias, escritos, fitas cassete, disquetes e  lembranças, que fazem parte do meu arquivo, construído ao longo de quase 30 anos de documentação fotográfica na Amazônia", descreve a mineira radicada em Belém. "Antes do Fim" está à mostra na sala 1 da galeria.
Agende-se:
FCP. Continuum com a exposição “Orgânicos”, de Luciana Magno, e fotoinstalação “Antes do Fim”, de Paula Sampaio
Data: Até 6/09, das 9 às 18 horas
Local: Galeria Ruy Meira, da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré)
Informações (91) 3323-0350 e www.fcp.pa.gov.br
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário