Escritor paraense lança livro de contos nesta quarta-feira, dia 13



Os marginalizados da sociedade retratando as mazelas sociais são os principais personagens de 14 contos do livro "Relato de um paciente desconhecido" (Editora Kazuá), que será lançado nesta quarta-feira, dia 14, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, a partir das 19h. O autor paraense Rogério Tancredo se inspirou nas histórias que vivenciou durante várias viagens de 1998 a 2008, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Amazonas. O lançamento do livro faz parte da programação mensal do Círculo Onanístico de Leitura.
“Eu passei um tempo na estrada como mochileiro viajando pelo Brasil, e algumas dessas situações que vi na estrada inspiraram o livro. O livro não surgiu antes. Quando voltei para casa que senti essa sede de escrever algumas experiências que tinha vivido”, explica o autor que é formado em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). "Os contos presentes nesse volume são contos de formação, é a procura por uma voz. O livro retrata personagens de existências duras, sofridas, personagens a margem de tudo", destaca.
O livro de estreia de Rogério começou a ser escrito em 2007, e desde então vem passando por vários ajustes. Após participar de um evento literário a editora Kazuá ficou interessada no livro e o convidou a publicar a obra. “Ana passado teve um concurso literário em Marabá, e eu mandei o livro para este concurso literário, não ganhei, mas editora que estava organizando o concurso adorou o livro e decidiu publicar”, conta.
Nascido em Belém, em 1978, o autor desenvolveu pesquisa sobre o poeta belenense Vicente Franz Cecim, autor da série de livros "Viagem a Andara". Atualmente, Rogério escreve sua dissertação de mestrado em Letras sobre "A rainha dos cárceres da Grécia", romance do escritor pernambucano Osman Lins. Ele também publicou ensaios sobre literatura em revistas como Polichinello, Caliban e Incomunidade. Entre suas principais referências literárias, o autor cita escritores como Graciliano Ramos, Dalcídio Jurandir, João Gilberto Noll, Juan Carlos Onetti e Roberto Bolaño.  “Eu espero que o livro encontre os seus leitores, assim como agradou aos editores”, enfatiza.
Agende-se: Lançamento do livro "Relato de um paciente desconhecido", de Rogério A. Tancredo
Local: Na Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, Nº 449, Belém)
Data: 14 de agosto (Quarta-feira)
Hora: 19h
Valor: R$ 38 
109 páginas
Editora Kazuá
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário