Estudantes de Bragança montam rádio web na programação da Feira do Livro


O projeto Aluno Repórter levou um estúdio móvel para a edição 2019 da Feira Pan-Amazônica do Livro. A rádio web com programação produzida por estudantes da rede pública de Bragança, nordeste do Pará, coloca no ar uma programação especial com reportagens e entrevistas durante a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que segue até o dia 1º de setembro, no Hangar, em Belém.
Um dos coordenadores do Aluno Repórter, o professor Beto Amorim, explica que a participação na Feira do Livro é parte do calendário anual do projeto, que proporciona a estudantes de escola pública a experiência de produzir programas de rádio. Esse é o décimo primeiro ano de Aluno Repórter na Feira.
A cada ano uma nova leva de alunos repórteres participa das transmissões. ˜Este ano ficaremos durante cinco dias no estande da Seduc e isso acaba por aumentar nossa expectativa de apresentar um trabalho bem mais intenso, de divulgação de nossas ações produzidas nos corredores da feira", diz o professor Beto Amorim, que concilia a docência com o trabalho na rádio Educadora, de Bragança.
A novidade deste ano é a montagem de um mini estúdio de TV, anexo ao estúdio da rádio, onde os visitantes poderão vivenciar o ambiente de produção do Aluno Repórter e até participar das transmissões. O projeto, explica Beto Amorim, nasceu para o rádio mas já passeou por outras plataformas. As experiências transmídia, que resultaram em mini documentários, vídeos experimentais e ações interativas, estão disponíveis no site do Aluno Repórter (www.alunoreporter.com.br), onde também é possível ouvir a rádio em tempo real.
Este ano, estarão atuando na cobertura da Feira do Livro alunos das escolas estaduais de Bragança Bolívar Bordallo, Padre Luiz, Luiz Paulino, Rio Caeté e Serb, além de alunos do Instituto Santa Teresinha e do IFPA campus Bragança, que debuta na cobertura da Feira este ano. Eles atuarão na produção de conteúdos sobre cultura e literatura e na apresentação dos programas da rádio web Aluno Repórter, que estará no ar ao vivo até quarta-feira (26), das 9h às 18h, transmitindo direto do estúdio montado no estande da Seduc.
O Aluno Repórter é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) Bragança da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Educadora de Radiodifusão de Bragança. Em 2019, a iniciativa completou 11 anos. Nesse tempo, o projeto revelou profissionais e contribuiu com a formação de centenas de estudantes, que puderam aprender sobre rádio e televisão e experimentar diferentes formatos e linguagens audiovisuais. Projeto reconhecido em premiações nacionais sobre educação, o Aluno Repórter foi vencedor das edições regional e nacional do prêmio Itaú-Unicef 2017. 
Para saber mais, acesse www.alunoreporter.com.br.


Fonte: O Liberal/Cultural (Texto e Foto)

Nenhum comentário