Casa de Plácido recebe exposição fotográfica sobre o Círio



O público poderá conferir até 30 de agosto, na Casa de Plácido, no bairro de Nazaré, a exposição fotográfica “Fé e Alegria”, da artista plástica carioca Ana Riente, e ainda contribuir com a doação de alimentos para atendimento dos romeiros do Círio 2019.
A mostra foi aberta nesta terça-feira (20) à noite, e reúne 30 fotografias mostrando aspectos variados do Círio. “É uma oportunidade para que as pessoas possam ver alguns aspectos que ocorrem durante o Círio, como, por exemplo, a simplicidade e a beleza das crianças, que vestidas de anjo acompanham a romaria, juntamente com os pais. A fé se transmite por meio de palavras e gestos concretos como o desses pais que levam suas crianças para o Círio”, afirmou o padre Luiz Carlos Gonçalves, reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
Ele participou da abertura da mostra e externou a expectativa de que as pessoas possam colaborar com doações para os romeiros. Em 2018, foram 60 mil refeições servidas aos romeiros do Círio. Vice-coordenadora da Pastoral da Acolhida, Aldaci Farias informou que, no começo de outubro, os romeiros chegam em Belém provenientes de vários municípios do Estado.
“Aqui, na Casa de Plácido, a acolhida abrange o fornecimento de alimentação, banho, curativos e assistência em geral. “E para essa acolhida, nós dependemos da solidariedade dos outros irmãos”, afirmou. No ano passado, 79 mil romeiros foram atendidos. A Pastoral do Turismo atende os visitantes do espaço Memória, da Basílica Santuário e da Casa de Plácido.
A coordenadora da Pastoral, Janis Cléia Machado, informou que “essa exposição é um diferencial para vários visitantes que vêm conhecer o Círio”. Janis espera que devotos e fiéis possam contribuir com a campanha de donativos em prol dos participantes do Círio 2019. A mostra fotográfica faz parte do projeto Samba Solidário, coordenado pelo mercadólogo Wander Nunes. “As fotos são da Ana Riente e o curador é João Ripper.
Na mostra, temos a relação dos momentos do Círio com uma gestação, a Gestação de Maria. Assim, no setor Placentário há fotos mostrando que a Casa de Plácido funciona como uma placenta, em que os romeiros são recebidos e recebem atendimento.No Clampeamento (cordão umbilical), ligando a placenta ao cordão umbilical, observa-se a presença da Corda do Círio, mostrando o atrelamento, a condução desse símbolo pelos romeiros e a corda entregue ao público.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário