Comédia brinca com relacionamento, universo feminino e casamento


A comédia teatral "Os Homens Querem Casar e As Mulheres Querem Sexo 2" chega a Belém após percorrer mais de 40 cidades pelo Brasil. O espetáculo de Carlo Simões aborda questões de relacionamento amoroso, universo feminino e casamento com a promessa de despertar na plateia muitas identificações e, quem sabe, também resignificações, sob a fórmula leve da risada solta.
A apresentação será neste sábado, 10, às 20h30, no Teatro do Sesi. A peça é sequência do sucesso "Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo", encenado em Belém em 2012. A "saga" completa 11 anos em cartaz com mais de 2,5 milhões de expectadores em mais de 150 cidades brasileiras, além de Nova York, Miami e Boston.
Carlo Simões, que fez um monólogo na primeira fase do espetáculo, volta ao palco com o personagem Jonas, mas, dessa vez, contracenando com Drika Mattos, que interpreta Deus na forma de uma mulher nordestina.
Jonas entra em crise emocional após ser abandonado no altar pela terceira vez e se desespera ao constatar que apenas é usado como objeto sexual por mulheres independentes. E, no segundo espetáculo, Jonas pede a Deus uma mulher para casar, mas o Divino resolve se apresentar pessoalmente para ele na forma como ele sempre sonhou: de uma mulher nordestina para que ele entenda porque ele não consegue casar. Deus propõe que ele passe a sentir tudo o que as mulheres sentem para a visão delas sobre o universo masculino.
"É uma comédia rasgada inspirada na busca incansável pela mulher perfeita e na instituição do casamento", resume Carlo Simões, que também assina a direção e o roteiro da peça. O enredo é fruto de uma pesquisa do autor sobre as mudanças nas formas de relacionamento determinadas pelo advento da internet, que foram aprofundadas com as redes sociais e aplicativos de encontros.
Ele também se inspirou em pesquisas que apontaram uma tendência masculina a casar mais cedo em relação inversa à feminina, de adiar o casamento e a maternidade para priorizar a vida profissional.
"Muitas mulheres pensam em só ter filho mais pela preocupação com o avanço da idade. Elas usam o aplicativo de relacionamento por uma questão de tempo. Antigamente, se saía para jantar para conhecer a pessoa umas duas, três ou quatro vezes e a partir dali começava a ter alguma coisa, talvez namorar e casar. Hoje, existe uma prateleira de ofertas (nos aplicativos). As pessoas se tornaram descartáveis. Esse segundo espetáculo tenta resgatar a crença no amor, na instituição e que o casamento vale a pena. Acho que o grande problema hoje, das redes sociais, é levar a crer que a grama do vizinho é mais verde, levar as pessoas a estarem em busca de algo melhor do que já têm. As pessoas não dão conta que terminar o relacionamento de hoje para partir para outro relacionamento, é se relacionar com outra pessoa que tem defeitos também, gerando uma busca incansável."
"Os Homens Querem Casar e As Mulheres Querem Sexo 2" traz um recado direto para o coração: o segredo é olhar para o parceiro de vida e entender que, dentro das dificuldades e defeitos de cada um, é importante lutar pela melhoria do relacionamento. "A grande proposta do teatro é botar a plateia para pensar, refletir sobre o tema dentro das suas próprias relações, sobre o que é mais importante, o relacionamento, a individualidade ou a profissão."
E nesse recado engraçado recheado de muito improviso, Carlo Simões vem formando casais pelas plateias Brasil afora. Ele contabiliza 16 cases de sucesso na brincadeira de apresentar solteiros da plateia, durante o espetáculo, e que depois formaram casais de fato. Em um dos casos, ele conta que levou sete anos para voltar a se apresentar em Fortaleza, onde foi abordado por um casal que se conheceu no espetáculo anterior dele. "Eles se casaram e tiveram uma filha. Foram me apresentar a criança, que tinha seis meses (de nascida). Mostraram um álbum de família em que está uma foto deles comigo, no teatro, logo após assistirem a peça, que foi onde tudo começou."
Em 30 anos de carreira, Carlo Simões se especializou no tema relacionamento. No teatro, ele escreveu, atuou e dirigiu os espetáculos "As Mulheres da Minha Vida - Um Stand Up Musical", "Minha mulher não é minha chefe", "Correndo atrás.com", e "Corra que a Minha Ex-Mulher Vem Aí - Com os Divorciados", entre outros espetáculos que participou apenas como ator. E, na televisão, na série "O Mecanismo", "Rock Story", "A Regra do Jogo", "Malhação", "Zorra Total", "Salve Jorge", "Guerra e Paz", "Páginas da Vida", "Sob Nova direção", "A Diarista", "Senhora do Destino", "Chiquinha Gonzaga", "Terra Nostra", "Suave Veneno", "Que Rei Sou Eu?" e "Rainha da Sucata", entre outros.
Já Drika Mattos teve participações em Zorra Total e em espetáculos musicais como "As Noviças Rebeldes", de Wolf Maia, "A Magia dos Livros" e "Tão Louco Quanto Ir a Marte", ambos de Sylvio Lemgruber, além de ter sido backing vocal e bailarina do cantor Alexandre Pires no DVD e na turnê "Em Casa" (2008/2010).
Agende-se:
"Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo 2"
Data: Sábado, 10, às 20h30
Local: Teatro Sesi (Av. Alm. Barroso, 2540, Marco)
Ingresso a R$100,00 (inteira) à venda no site www.eventim.com.br e na bilheteria do teatro
Informações: (91) 3366-0972
Classificação: 14 anos
Duração: 80 min
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)


Nenhum comentário