Edson Cimento: Biografia do ex-goleiro publicada em livro



 O cimento, a obra, o concreto, a construção e o livro

Foram mais de quatro anos que o engenheiro civil Mauro Humberto de Oliveira Brandão Soares, “Beto Brandão”, percorreu diversos setores para pesquisar sobre a carreira de um jogador de futebol que receberia homenagens em livro biográfico e dessa forma, materializar a construção feita com zelo e delineada sob os cálculos de um técnico que usando ferramentas, conseguiu alicerçar uma construção que começou desde a natalidade do homenageado, até a consolidação da biografia. Eis que “Beto”, ao escolher a personalidade do Livro, usou a sua criatividade ao estudar como seria a junção do cimento com outros produtos, destacando o capanemense Carlos Edson Paiva Damasceno, “batizado” no futebol com o nome de “Edson Cimento”.

Tudo começou em 1970, quando o menino Edson, de apenas 15 anos, jogava futebol pelada nas ruas de Capanema, junto com outros e como tinha vocação para ser goleiro vestiu a camisa do comercial, posteriormente Brasil Esporte Clube e logo, chamado pelo treinador João Varela Serra, para compor o elenco da Seleção de Capanema, nos preparativos visando o Campeonato Intermunicipal.

O início da carreira do goleiro foi bastante veloz em relação a subida de categoria. Foi campeão do Intermunicipal e como destacou-se naquele certame, assinou contrato com o Sporting Clube do Pará, para depois, jogar na Tuna Luso, Paysandu e Remo, além de outros clubes do Brasil. Começavam os voos de Edson e no ano de 1977, defendendo o Clube do Remo, fora eleito pela Revista Placar, o melhor goleiro do Brasil, recebendo a tão cobiçada “Bola de Prata”. Agora, Edson passou a ser o protagonista de um livro biográfico, assinado por “Beto Brandão” e compartilhado pela comunidade capanemense, além de desportistas do Pará e do Brasil.

No sábado, 3, a obra do engenheiro/escritor/pesquisador, passou a ser conhecida pelos leitores e certamente caminhará por muitos cantos do planeta terra. O livro é a marca registrada das pesquisas e enriquecida por detalhes que o autor inseriu, aplicando ilustrações inerentes ao tema, motivando os leitores a conhecerem as minúcias do conteúdo.

A cerimônia, realizada no Clube NASSAU, teve a chancela da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade responsável pela apresentação do livro aos convidados que prestigiaram um momento ímpar, em que “Beto Brandão” também homenageou os jogadores que junto com Edson conquistaram 4 títulos pela Seleção de Capanema. Foi assim, que a comunidade recebeu o autor, o homenageado, os futebolistas e representantes de diversas camadas sociais. Um marco que já está registrado nas páginas da história do Município de Capanema, a “Terra do Cimento” e berço do nascimento do melhor goleiro do Brasil, “Edson Cimento”.

Edição: Guilherme Silva
Texto: Paulo Vasconcellos – Escritor e poeta, paraense de Capanema, Presidente da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA
Fotos: Madson Santos Paparazzo


















































































Nenhum comentário