Uma Biografia Bordada com Cimento, Letras e Emoção


Aconteceu no Clube Nassau, o lançamento da obra "Edson Cimento - O melhor goleiro do Brasil em 1977" cuja autoria é de Mauro Humberto de Oliveira Brandão Soares, o Beto Brandão, figura muito conhecida em Capanema.
Edson Cimento ou Carlos Edson Paiva Damasceno, ficou famoso no cenário futebolístico por conquistar a cobiçada "Bola de Prata" ofertada pela então Revista Placar no ano de 1977 ao melhor goleiro do Campeonato Brasileiro daquele ano.
A obra é rica em informações sobre a trajetória do goleiro capanemense e ilustrada com fotografias e narrativas de pessoas que acompanharam os passos de Edson, traz informações também de outros artistas do futebol local que junto com ele levaram o nome de Capanema a patamares nunca imaginados.
A ACLA- Academia Capanemense de Letras e Artes, coordenou junto com o autor, o evento alusivo ao lançamento dessa importante obra literária e documental, tornando-a uma fonte de pesquisa e um instrumento de leitura e reflexão, visto que o Edson Cimento é um filho ilustre da nossa Capanema, motivo de orgulho e aplausos e, certamente merece esse reconhecimento.
O lançamento da importante obra contou com a presença de amigos que jogaram junto com o ídolo e receberam linda e merecida homenagem, afinal uma estrela precisa de outras para deixar o céu mais brilhante e esse reconhecimento deu ao evento um encanto peculiar, sendo aplaudido por todos os presentes.
Edson Cimento e Mauro Brandão receberam a todos com alegria, simpatia e respeito. A obra está belíssima, com uma narrativa envolvente e de fácil leitura, conta também com ilustrações, depoimentos, frases e informações pertinentes e verídicas sobre o goleiro; de fato a obra e o respectivo autor atendenderam a expectativa do público fazendo jus a confiança nele depositada
O evento foi regado a calorosos bate- papos, encontros e reencontros, merecidas homenagens e excelentes músicas ao som dos cantores capanemenses Dick Casanova e Alex Ribeiro. Presentes também no evento, estive o Presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul; o jornalista da TV Liberal Carlos Ferreira; os poetas e escritores da Academia de Letras de Capanema sendo eles: Paulo Vasconcellos (Presidente), Elza Melo (Vice Presidente), Conceição Maciel, Cleni Guimarães e Paulo Maximiliano, entre tantas outras pessoas que fizeram belos discursos sobre a obra, o autor e o homenageado.
Está de parabéns o Beto Brandão, por sua iniciativa que não deixa de ser um ato de reconhecimento e valorização, escrever a Biografia daquele que é uma referência na história do futebol de Capanema, do Pará e do Brasil, é de fato uma gigantesca responsabilidade. É mais uma contribuição para a história recente da Cidade do Cimento; como disse Antonio Carlos Pimenta Junior no prefácio da obra "Mauro Humberto, esse apaixonado por futebol, marcou um gol de placa. O gigante de cimento se eterniza em palavras." Concordo plenamente.
Não há restrição quando se ama o que se faz. A arte das letras protagonizou um desejo latente neste que profissionalmente é adepto dos números, visto que é Engenheiro civil. Ele fez o caminho inverso e transformou os números em fonemas e destes moldou de emoção a Cidade do Cimento. Hoje vivemos uma nova era, a era do encontro emocionante das letras moldadas pelo cimento, mas cuja matéria- prima é o amor.
A ACLA se orgulha de fazer parte, ainda que indiretamente, deste momento memorável para Capanema e ofertou merecidamente ao autor a Comenda de "Qualidade Literária" por sua relevante contribuição e comprovada produção de livro autoral.



Texto: Conceição Maciel, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA
Fotos: Dalva Vasconcellos























































Nenhum comentário