Um torcedor apaixonado por futebol

 


O futebol é uma modalidade esportiva que mexe com os sentimentos de muita gente, sobretudo os torcedores, muitos deles, deixam de fazer outras coisas para assistir aos jogos, quer seja nos estádios ou na televisão e ainda, ouvindo pelo rádio. A torcida brasileira continua chateada com o fracasso da Seleção na Copa do Mundo, que aconteceu recentemente no Catar. Foi o 22º Campeonato Mundial que reuniu 32 seleções dos cinco continentes.

 

O personagem principal desta crónica não sou eu e sim, um jovem de apenas 12 anos que já teve três decepções com a Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Ele nasceu no decorrer da Copa do Mundo de 2010, quando a Seleção Brasileira também cambaleou durante a competição. No ano de 2014, o meu personagem já gostava e entendia um pouco de futebol, assistindo aos jogos da Copa que foi realizada no Brasil em que a Seleção perdeu de 7 a 1 para a Alemanha e decepcionou todos nós. Ele é torcedor do Paysandu e do Corinthians, mas Conhece muitos clubes da Europa, principalmente o Barcelona, Real Madrid e o Paris Saint-Germain. Aprecia o futebol jogado por muitos craques, não somente brasileiros, como também do exterior.

 

Transcorria o ano de 2018 e o Brasil fazia bom papel na Copa do Mundo disputada na Rússia, mas veio o fatídico jogo contra a Bélgica, que eliminou o nosso time, silenciando o País do Futebol que conquistara o seu último título em 2002. Acho que as chateações do meu personagem não acabaram por aí, pois ele relembrou  a derrota brasileira para Argentina na Copa América disputada em território nacional. Acompanhar as competições e avaliar cada jogador, faz parte do cotidiano dele, que alimentou as esperanças para Copa de 2022 no Catar, depois de uma brilhante participação do Brasil nas eliminatórias, conquistando a primeira colocação no Continente Sul-Americano. Finalmente começou a Copa 2022 e o Brasil venceu dois adversários na primeira fase e perdeu para a seleção de Camarões, deixando o meu personagem preocupado. Nas oitavas de final, o Brasil derrotou a seleção da Coreia do Sul e alimentou as esperanças de todos os torcedores. Eis que novamente fomos vitimados pela síndrome das quartas de final, tendo o Brasil enfrentado  a forte seleção da Croácia, que impôs  marcação homem a homem, dificultando as investidas do time “Canarinho”. Depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação, nas cobranças de pênaltis o Brasil foi incompetente e a Croácia seguiu para a fase semifinal da Copa do Mundo. Ainda esperançoso, com o terço na mão, ele (meu personagem) alimentava as esperanças que começaram desde o início da sua trajetória como torcedor, mas não deu para o Brasil.

 

Deixei passar alguns dias para escrever este texto, porque a Argentina, representou o continente Sul-Americano, derrotando  a França e foi Campeã Mundial. Não foi o resultado que ele esperava, pois torceu pela França, mas sempre com os olhares voltados para Leo Messi, o craque da Argentina e melhor da Copa. A lembrança da Copa do Mundo de 2022 está marcada na camisa que ele usou durante os jogos e também no álbum de figurinhas que começou a administrar desde o início do certame.  Ao ser perguntado quais os seus próximos passos, ele afirma que vai torcer pelo Paysandu no campeonato paraense, depois no brasileiro, assim como pelo seu querido Corinthians. Somadas as decepções no futebol, a vida segue e outros campeonatos hão de vir, para que ele fique Alegre ou triste, porém, de qualquer forma,

desfraldando as bandeiras e vestindo as camisas dos seus clubes de coração, que ele tanto ama.


Agora, depois de todo esse reboliço, posso revelar o nome do personagem desta crônica, Por que, foi melhor manter o anonimato até o fim. Trata-se do estudante e meu neto, Paulo Pietro Vasconcelos da Costa que vai aguardar até o ano de 2026, para almejar o tão sonhado hexa da Seleção Brasileira. A ele, desejo boa sorte, não somente nas questões esportivas, mas também em todas as jornadas que vierem neste ano de 2023, sobretudo no quesito estudos. Deus está no comando e nós estaremos lado a lado com ele, numa junção de força familiar.

 

Aproveito para desejar Feliz Ano Novo aos meus familiares, amigos, simpatizantes e toda a camada social que compõe o conglomerado brasileiro. Que Deus seja Louvado!!! (PV)

 

 

Edição: Guilherme Silva

Texto: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, paraense de Capanema

Foto: Divulgação/ Rodrigo Lisboa (Pai de Paulo Pietro)

2 comentários:

  1. Pietro, Garoto inteligente, apaixonado por futebol, grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paulinho, brilhante texto... Parabéns ao neto que tem vocês sendo família... É um pequeno incrivel...

    ResponderExcluir