Belém sedia I Congresso das Cidades Amazônicas

Nos dias 25 e 26 deste mês, quinta e sexta-feira, acontece em Belém, no Hangar – Centro de Convenções, o I Congresso das Cidades Amazônicas, que tem por finalidade, juntar pessoas ligadas ao poder público com integrantes da sociedade civil organizada, para discutirem formas de como lidar com as ferramentas que fazem parte da formação e dos aspectos de visibilidades e melhorias para a cidade. O Congresso contará com presenças de Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores, Secretários, Governadores, Vice-Governadores, Senadores, Deputados Estaduais e Federais.

Pensado e elaborado de forma democrática, o evento também está aberto aos representantes da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais, das comunidades da Região e a todos que queiram participar ou expor suas propostas para uma Amazônia forte, unida e melhor para os cidadãos que aqui vivem.



Congresso

A Amazônia corresponde a 60% do território brasileiro, cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados onde se encontra a mais extensa floresta tropical do mundo, que encerra a maior biodiversidade do planeta, o maior estoque de água doce, e recursos minerais extraordinários ainda que em sua enorme maioria desconhecidos com precisão, pois apenas 10% do território amazônico foi mapeado geologicamente.

Na Amazônia se encontram 13.190 quilômetros de fronteira terrestre do Brasil, 85% do total das fronteiras brasileiras, que são nossos limites com seis países sul-americanos e com a França.

A Amazonia é habitada por cerca de 13% da população brasileira, numa rede de cidades que envolve 9 Estados brasileiros: Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) realizará nos dias 26 e 27 de novembro de 2009, no Hangar Centro de Convenções, o I Congresso das Cidades Amazônicas, onde se discutirá, de forma democrática, alternativas para o desenvolvimento sustentável da Região com todos os prefeitos dos cerca de 750 municípios que compõem a Amazônia.


Objetivos


O Congresso das Cidades Amazônicas têm como objetivo discutir os cenários possíveis para seu desenvolvimento buscando integrar conhecimento e ações em busca da sustentabilidade.


Vereadores Protagonistas

O I Congresso das Cidades Amazônicas será um momento ímpar para que os vereadores de todo o País e, em especial, da Amazônia interajam e discutam sobre temas relevantes para a Amazônia com os principais responsáveis nacionais pela proposição e implementação das políticas públicas nos municípios brasileiros. Foram feitos convites diversos para a contribuição deste debate e qualquer um pode ser protagonista nesta história.

A vereadora Eliane Leal (PRTB), será uma das representantes de Capanema no Congresso, e em contato com o blog, afirmou que essa é uma grande oportunidade para quem quer adquirir conhecimentos e implantar no seu município, visando progressividade. Nesta quarta-feira, a parlamentar capanemense participa tambem do 8º Fórum Municipal de Educação.

Fontes: site Cidades Amazônicas e Editoria de Notícias do Jornal de Capanema

Nenhum comentário