Interioranos são maioria no Parazão.


         A exemplo do ano passado, o Campeonato Paraense de 2013 terá 8 participantes, sendo 3 da Capital e 5 do interior, formando a elite do futebol papa chibé.  Nos dois últimos anos, Tucuruí e Cametá conseguiram quebrar a hegemonia dos times da capital, com as conquistas de Independente e Cametá Esporte Clube. Novamente a corrente interiorana está formada e há quem aposte em mais um triunfo de representante fora do eixo Belém.
         Contabilizar performances estabelece regras que podem ser agregadas aos valores adquiridos pelos concorrentes, deixando ansiosos os torcedores das cidades por onde vão acontecer os jogos. A dupla Re x Pa, que se cuide, pois os emergentes estão com elencos formados e querem manter a série de conquistas para o interior. A outra força da capital, a Tuna Luso Brasileira, precisa também se firmar para ser considerada como time grande, caso contrário, a tendência é sucumbir. Como a bola só vai começar a rolar neste fim semana, o momento é de ajustes nas formações dos times, para então, nas disputas de 3 pontos, as torcidas façam suas avaliações e por conseguinte, prestigiar nos estádios, pois a clientela paraense em se tratando de espectadores é fabulosa.
         Chegou o momento de cada um competidor buscar sua melhor condição e aquele que largar na frente, certamente vai dar passo importante na luta pelo título de Campeão Paraense da temporada. Com ressalvas por causa das formações de seus elencos, Remo e Paysandu são considerados como times da dianteira, no entanto, qualquer vacilo pode ser fatal. A semana é decisiva para os preparativos visando o Parazão e o interior do Estado leva ligeira vantagem sobre a capital, mas a bolsa de apostas está aberta para aqueles que gostam de fazer seus prognósticos.


O autor é cronista esportivo em Capanema. Editorial do Programa Gastando a Bola apresentado por Paulo Sérgio Pinto.