Mercado de Ferro do Ver-o-Peso permanecerá com a mesma cor


Um dos maiores patrimônio públicos de Belém vai permanecer como está. Vitória de muita gente que quer a permanência do Mercado de Ferro, do mesmo jeito que é mostrado nos cartões postais da cidade das mangueiras. (PV).


Mercado de Ferro do Ver-o-Peso continuará com a cor azul tradicional. (Foto: Dirceu Maués/O Liberal)Mercado de Ferro do Ver-o-Peso continuará com a cor azul tradicional. (Foto: Dirceu Maués/O Liberal)












A cor do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso permanecerá azul. Com 57% dos votos, internautas decidiram que a cor deve do cartão postal de Belém deve ser a mesma. A pesquisa foi realizada entre 17 e 24 deste mês. Existiam três opções: azul, verde ou vermelho.
Fomra computadas 3.200 participações. A cor verde ficou com o segundo lugar, com 28% dos votos e o vermelho em último, com 15%. A ideia de fazer uma votação popular para escolher a nova cor do Mercado de Peixe, como é conhecido popularmente, surgiu durante as obras de restauração que estão sendo realizadas no monumento.
Ao aplicar uma pintura de cor laranja anticorrosiva nos elementos de ferro, houve manifestações contrárias da população que acreditava ser a cor utilizada para o acabamento. A principal alegação era que a cor “original” do Mercado, o azul, deveria ser mantida.
A análise qualitativa dos dados possibilitou conhecer melhor a importância e o significado das cores no imaginário da população. No caso específico do Mercado de ferro do Ver-o-Peso, detectou-se na defesa do azul, ainda que admitindo variações de tonalidade, a defesa da “tradição”, a resistência a mudanças quando se trata de elementos identitários de patrimônio.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com apoio do Centro de Memória da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Cores
O azul também foi associado aos dois principais times de futebol do estado. A cor verde teve sua indicação e aceitação respaldadas na associação com características regionais e ecológicas, tais como Amazônia, florestas e as mangueiras da cidade. O vermelho foi associado à cor do açaí, a pele morena e a bandeira do Pará, denotando uma postura de ousadia, inovação e modernidade.
Fonte: G1/Pará