Votação popular ajuda a definir novas cores do Mercado de Ferro em Belém

Posso considerar essa, como atitude formidável e o velho mercado tem todo merecimento, por se tratar de patrimônio histórico de Belém e do Pará. Exemplo a ser seguido em Capanema, quando houver qualquer menção para modificação nos "poucos" patrimônios históricos que aqui existem. (PV).


mercado de ferro novas cores belém (Foto: Divulgação)Votação vai ajudar a escolher as novas cores do
Mercado de Ferro (Foto: Divulgação)
Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Belém, vai definir as novas tonalidades que serão usadas para a pintura do Mercado de Ferro, no Ver-o-Peso. Uma votação foi aberta para que a população participe do processo de escolha das novas cores.
De acordo com o Iphan, durante as obras de restauração do local, que devem ser concluídas no próximo mês de março, técnicos do Instituto verificaram que as intervenções realizadas ao longo dos anos causaram a perda da referência cromática original do Mercado.
Por isso, como forma de preservar o patrimônio arquitetônico de Belém, foi desenvolvida uma nova proposta de aplicação de cores.
A análise para compor as novas sugestões de cores é baseada em imagens e pinturas antigas do Mercado, segundo o Iphan.
Além da votação, também foram disponibilizadas algumas imagens da pesquisa histórica realizada pelo Instituto. Para ver as imagens, clique aqui.
Serviço
A votação para escolher as novas cores do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso vai de 17 a 24 de janeiro. Para ver as novas sugestões de cores e participar da votação, clique aqui.