Astro da ópera canta em Belém

Ocantor lírico Miguelangelo Cavalcanti, solista de óperas apresentadas nos teatros mais importantes do mundo, está no Brasil, de onde saiu há mais de 30 anos para morar na Europa. Em sua passagem por Belém, o artista fará uma apresentação com entrada gratuita hoje, às 20 horas, na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha. Natural do Recife, o barítono estudou canto na sua cidade natal e também na Alemanha, Inglaterra e França. Foi vencedor de concursos de canto na Itália e na Espanha. O primeiro trabalho na carreira operística foi no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Atualmente, Miguelangelo é solista do Teatro Nacional de Praga, na República Checa.
Na apresentação que fará em Belém, o barítono será acompanhado pela pianista e co-repetidora da Ópera Nacional de Praga, Jitka Nesverová, que o acompanha nessa viagem ao Brasil. Cavalcanti detalhou como será o programa do recital, que terá duração de aproximadamente uma hora e meia. “Vou cantar músicas de Handel, do período Barroco, passando pelo romântico clássico com grandes árias de Giuseppi Verdi e também músicas brasileiras de Claudio Santoro e Heitor Villa Lobos”.
O cantor retorna a Europa no dia 10 de julho e já no dia 15 deste mês ele participa da estreia da montagem da ópera ‘Don Giovanni’, do compositor austríaco W. A. Mozart, que é considerada uma das obras primas da história das óperas.  ‘Vou interpretar Don Giovanni no mesmo teatro onde ela foi encenada a primeira vez e onde ela foi escrita pelo compositor’, comemora o artista.
Esta não é a primeira vez que Miguelangelo Cavalcante vem ao Pará. Há 30 anos, quando ainda fazia parte do Coro Teólogico do Recife, ele esteve na capital paraense durante um evento de canto coral que reuniu grupos artísticos de Igrejas Evangélicas. Na apresentação em Belém, o barítono será acompanhado ao piano pela pianista e co-repetidora da Ópera Nacional de Praga, Jitka Nesverová, que o acompanha nessa viagem ao Brasil.
Miguelangelo Cavalcanti, que é solista do Teatro Nacional de Praga, se mostrou surpreso com as vozes que encontrou na Amazônia e com o trabalho de canto que é feito aqui. ‘É um trabalho muito definido tecnicamente com o núcleo de ópera daqui. É uma grande surpresa porque as vozes são fantásticas. Não são cantores iniciantes, mas vozes que já estão preparadas para realizar audições, com cores fabulosas. Eles tem uma vontade e um amor enormes pela música, e dão tudo por isso.’
Natural do Recife, o barítono Miguelangelo Cavalcanti estudou canto na sua cidade natal e também na Alemanha, Inglaterra e França. Foi vencedor de concursos de canto na Itália e na Espanha. O primeiro trabalho na carreira operística foi no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, onde estreou como Rinaldo, cantando com Teresa Berganza. Nesse teatro, ele também cantou óperas de Rossini, Bizet, Puccini e Verdi, entre outros. De 2004 a 2011 foi solista da Ópera Estatal de Praga. Desde janeiro 2012 é solista da Ópera Nacional da República Checa. Além do repertório de ópera, Miguelangelo Cavalcanti dedicou uma atenção especial às canções (Schubert, Brahms, Ravel), cantatas, oratórios e missas (Bach, Händel, Haydn).
 Serviço
Recital com Miguelangelo Cavalcanti
 Hoje, dia 7 de julho, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre (Cidade Velha)
 Entrada gratuita