CELEBRAÇÃO DOS 40 ANOS DA DEDICAÇÃO DA PARÓQUIA Nª. SRª. DO PERPÉTUO SOCORRO


A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912, pelo Padre Aarão, vindo de Bragança. A primeira Capelinha, coberta de cavacos e cercada de açaizeiros, foi construída na atual Avenida Barão de Capanema ao lado da Estação Ferroviária, mais ou menos onde hoje funciona a Caixa Econômica Federal. Já a segunda Capela, feita com enchimentos, foi erguida em 1915, no meio da atual Praça da Igreja sendo inaugurada pelo Padre Luís Borges Sales. Esta, ao ser demolida, foi substituída pelo antigo Cruzeiro.
Dez anos depois, em 1925, foi iniciada a construção de uma nova e ampla Igreja, toda em tijolos, pelo Vigário Padre José Maria do Lago (responsável por parte das paredes). A coberta da Igreja, toda em telhas francesas, foi terminada pelo Padre Francisco Sales Soares. Esta funcionou até o mês de junho do ano 1975. Atualmente, o prédio foi transformado no Auditório Frei Lêonidas Vavassori.
A atual Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve a primeira pedra benta pelo Arcebispo Dom Alberto Gaudêncio Ramos, no dia 05 de Outubro de 1968. O Templo foi consagrado, junto com o Altar-Mor de mármore, pelo Bispo Auxiliar Dom Tadeu Prost na noite de 27 de junho de 1975, dia consagrado a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Construção da Igreja custou Cr$ 498.000,00 (quatrocentos e noventa e oito mil cruzeiros).
A primeira imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Capanema, foi trazida de Belém pelo Chanceler da Cúria, no dia 18 de Novembro de 1923. Data em que foi empossado oficialmente o Vigário Padre José Maria do Lago e, durante a tarde, foi realizada a primeira Procissão com a imagem. Até hoje esta imagem é utilizada  na procissão da Festividade.
A Paróquia de Capanema foi canonicamente ereta com o Decreto nº 12 de Dom Antônio de Almeida Lustosa, no dia 16 de Abril de 1935, sendo desmembrada oficialmente de Quatipuru.

Os Padres Vigários foram sucessivamente os seguintes:

1º -  Monsenhor José Maria do Lago
2º - Padre Francisco Sales Soares
3º -  Cônego Inácio Magalhães
4º - Cônego José Maria de Albuquerque
5º - Frei Hermes Recanati
6º - Padre Aderson Sabino Néder
7º - Padre Jaime Pereira
8º - Frei Hermes Recanati (2ª vez)
9º - Frei Luís Giudici
10º - Frei Luís Carlos Morais
11º - Frei Gilson Juarez Santos Baldez
12º - Frei Fábio Bernardo
13º - Frei José Rodrigues de Araújo



As Reverendas Irmãs Preciosinas chegaram à Capanema em 19 de Fevereiro de 1957 e iniciaram a construção do Colégio São Pio X em 1959.

Neste ano de 2015, a Paróquia de Capanema é formada pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e 22 Comunidades urbanas, divididas em quatro setores pastorais (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João); e 39 comunidades na Zona Rural, divididas em cinco setores pastorais (Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de Guadalupe) e um ponto de Missa. 
A paróquia possui diversas pastorais, movimentos e serviços que se empenham no trabalho de Evangelização. Tendo ainda o Abrigo Santo Antônio dedicado à acolhida de Idosos e a Casa do Pão de Santo Antônio dedicada à alimentação dos pobres. A maioria dos fiéis têm uma espiritualidade eucarística e devoção mariana, participando das Missas dominicais e do Sacramento da Reconciliação.

 FRADES QUE TRABALHAM NA PARÓQUIA

·         Frei José Rodrigues de Araújo – Pároco e Vigário conventual
·         Frei Manuel Raimundo Reis – Pároco de São Jorge do Prata
·         Frei Antônio Gildo Pereira de Souza - Guardião e Vigário Paroquial
·         Frei Francesco Giuseppe Donesana – Vigário Paroquial e responsável pelo Abrigo Santo Antonio
·         Frei Valdinê Moreira Lima – Vigário Paroquial e responsável pelas comunidades Rurais

DIÁCONOS DA PARÓQUIA

·         Benedito Silveira de Sousa
·         José Afonso Oliveira de Sousa
·         Jurandir Rodrigues
·         Raimundo Gomes Batista
·         Raimundo Nonato de Oliveira




Temos também em nossa paróquia 10 Ministros da Palavra e 56 Ministros da Eucaristia.